quarta-feira, 5 de setembro de 2012

QUESTIONAMENTO


Ouvimos com frequência as pessoas dizerem que política e religião não se discutem. Concordo com relação à religião por se tratar de hipóteses que cada pessoa tem o direito de tomar como verdade de sua maneira, então eu procuro não discutir. Enquanto a política é diferente, talvez, deveria ser considerado patriotismo a observância dessa movimentação que ocorre nas esferas do poder político. Baseio-me na depressão econômica vivida no país na década de oitenta e meados dos anos noventa, quando a inflação alcançou patamares insuportáveis para ocorrência de investimentos produtivos e crescimento econômico do país, resultado de políticas econômicas equivocadas que ampliou e consolidou uma vasta pobreza.   Deste cenário me veio um questionamento:
Por que o Brasil não dá certo? Quando possui todos os componentes necessários para ser uma potencia econômica, pois nenhum outro país do planeta foi tão beneficiado pela natureza, com abundantes Recursos Naturais. Exceto secas em algumas regiões do Nordeste, os únicos desastres naturais que ocorre, são provocados pelos próprios seres humano.
Deste questionamento passei a observar a nossa mal contada história e comparar com países que conseguiram alcançar sucesso como os EUA, Alemanha, Coréia do Sul etc. Encontrei a resposta, que está camuflada na nossa historia desde o período imperial, prosseguindo na República, daí a criação deste blog com o objetivo de discutir política. Fazendo uma comparação de comportamento dos governos de países que evoluem, com os nossos governantes. Percebemos momentos de oportunidades que são desperdiçadas. Isso aconteceu nos anos trinta e inicio deste século, ultimamente, após a estabilidade monetária, o país caiu em mãos de soberbos que perderam o rumo, não acontece um naufrágio por causa da natureza que conspira a favor, mas a embarcação fica girando sem plano de navegação, sem chegar a lugar nenhum.
O Brasil é um país que aceitou o Capitalismo, mas sempre quis ser Socialista, e esse princípio ideológico está arraigado em boa parte da população, de forma extrema em pequena parte,  e de forma mais light em uma parte maior, na nossa educação, apesar de muitos beneficiários do capitalismo. Esse terreno se torna um campo fértil para o populismo que é uma peste.
Com a esperteza e o vale tudo para vencer as eleições, os petistas não se preocupam em traçar um rumo para alcançar o Desenvolvimento Econômico, basta um bom trabalho de marketing para manter a popularidade em alta e segurar o barco para não afundar de vez.
Capitães sem bússola, não podem tomar medidas harmoniosas na condução da política econômica.  Fizeram críticas das ações necessárias a essa trajetória, sem o menor escrúpulo, são estratégias predatórias, realizadas contra adversários com o objetivo de desconstrui-los.
A consequência não tardou, o governo divulgou na semana passada o resultado do PIB do segundo trimestre deste ano, somado em 0,4%, pior de alguns países em crise. Não é um mal resultado isolado, no primeiro trimestre foi pior de 0,2%, tudo isso após um ano (2011) de crescimento pífio (2,7%). Sem perspectivas de crescimento satisfatório, apesar das declarações do ministro Guido Mantega que sempre otimista promete taxas acima de 4% para o ano seguinte. Não há uma série de medidas orquestradas e sim atitudes isoladas, ameniza-se provisoriamente a carga tributária de alguns produtos que não consegue tonificar a economia, e o provisório vai ficando permanente. É necessário baixar impostos de forma generalizada, mas precisa preparar as contas públicas com desonerações para abdicar de tributos, senão ou a dívida dispara ou governo continua com investimentos insuficientes.
Dilma ficou furiosa com um artigo de Fernando Henrique Cardoso no Estadão e no Globo falando que Lula havia deixado uma “herança pesada”. É verdade, e eu já havia falado disso em algumas postagens como: MEDIDAS ESTRUTURAIS  http://mundofoco.blogspot.com.br/2012/05/deficiencias-estruturais.html#!/2012/05/deficiencias-estruturais.html  CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL http://mundofoco.blogspot.com.br/2011/04/crescimento-sustentavel.html#!/2011/04/crescimento-sustentavel.html etc.
Dilma deu uma resposta no limite de seu nível intelectual, negando a verdade, esquecendo-se das  suas palavras, quando se referiu a FHC como o arquiteto da estabilidade econômica.
Se não é devido à “herança pesada”, qual a outra razão de nossa economia patinar? Crise europeia? Os demais emergentes sentirão, mas nem tanto. Vejamos as taxas de crescimento dos outros participantes do BRICS: China 7,6%; Índia 5,5%; Rússia 4,0%; África do Sul 3,2%; os países da America do Sul, fora do eixo progressista, Chile, Colômbia e Peru,  (na última eleição o Peru entrou para o chamado eixo progressista com a eleição de Humala Ollanta) deverão crescer acima de 5% neste ano. Qual seria o outro motivo do nosso crescimento rasteiro senão pela falta de investimento em infra-estrutura, gastos públicos de má qualidade deixando o país engessado, e por conseguinte uma gestora um pouco melhor, mas sem qualificação adequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário