sexta-feira, 31 de agosto de 2012

RESSENTIMENTO


Por algum tempo ouvia-se comentar na impressa a informação de que Luis Antonio Pagot, ex diretor do Dnit, estava interessado em depor na CPMI do Cachoeira, parecia disposto a revelar alguns fatos importantes com relação a arrecadação de dinheiro para a campanha da presidente petista Dilma Russellf. Eu duvidei muito que iria fazer algum detalhamento comprometedor.

A base aliada relutou, mas finalmente nesta última terça feira aconteceu o depoimento. Foi o que eu imaginava, ele usou o tempo para auto-elogio e mandou um recado de que estava vivo e sabe muito.

Conforme Pagot, foi-lhe incumbido, pelo tesoureiro da campanha do PT, de pedir dinheiro para as empresas menores e  quanto as maiores seria feito lá por cima. Assim ele procedeu e arrecadou uma boa quantia, mas que se sentiu mal depois porque aquilo não era ilegal, mas também não era ético.

Eu pergunto: se ele não tivesse sido demitido como corrupto do Dnit, teria se sentido mal? Poderia, mas não diria a ninguém, pois se falou é porque está ressentido. 

Partindo da teoria de que ninguém dá nada a ninguém, deveria, sim, ser crime executar tais procedimentos, considerados normais. As doações de campanha deveriam ser espontâneas, realizadas em conta bancaria com depósitos em valores limitados, daqueles que estariam dispostos a contribuir por motivação ideológica. Do jeito como está ocorrendo  as empreiteiras fazem investimentos. Elas vão querer obras superfaturadas carimbadas pelo candidato auxiliado, como o próprio depoente se referiu a Demóstenes que lhe proporcionou um jantar em sua residência para lhe fazer uma solicitação de favorecimento a DELTA, mas recusou.

Se as solicitações nas empreiteiras maiores eram feitas pela cúpula de cima, então a DELTA não deve ter faltado nesta relação, principalmente por ser a mais beneficiada no Programa do PAC, por conseguinte a DELTA deve ter feito contribuições monetárias para a campanha da eleição da presidente. Neste caso Pagot está correto no ressentimento,  a faxineira no período das eleições de 2010, era amável, e não teve com ele o mesmo comportamento  de severidade  proibindo qualquer ação de arrecadações financeiras com as empreiteiras, como naquele fatídico sábado de demissões.

A certeza, a verdade, nesse mal odor, é que o governo é veloz e eficaz para cobrar impostos dos brasileiros, e lento em ações que beneficie a população. Obras escassas e caríssimas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário