A metrópole do Brasil colônia
Conta
a nossa história que o Brasil foi descoberto pelo Nordeste, tanto é verdade que
no século XVIII das quatro maiores cidades brasileiras três eram no Nordeste,
Salvador, São Luís e Recife, a quarta era no Sudeste o Rio de Janeiro. São Luís
é a única que manteve até os nossos dias a prova dessa grandiosidade com o
maior acervo histórico patrimonial do país. Acontece que no século IXX o
Maranhão começou a perder competitividade para os EUA, com seu maior produto financeiro,
que era o algodão. No início do XX, a cidade se encontrava mergulhada na
estagnação econômica que durou até o final do século passado, enquanto as
outras cidades (Rio de Janeiro, Salvador e Recife) prosseguiram com
desenvolvimento e consequentemente demoliram muitos casarões.
Tudo
começou com a tomada de Alcântara pelos franceses no início do XVI, na época
capital do Estado, e em oito de setembro de 1612 fundaram a cidade de SÃO LUÍS.
para acesso ao blog outras postagens http://mundofoco.blogspot.com.br/
para acesso ao blog outras postagens http://mundofoco.blogspot.com.br/
São luís. MA cidade construída nos quatrocentos anos
Centenas de ruas estreitas, permanecem intactas a espera de turistas das cidades modernas para uma viagem no tempo, conhecer como era uma metrópole no Brasil colônia.
A única metrópole que se guardou, borbulha histórias como água no pantanal mato-grossense. Esta cidade faz hoje 400 anos. Separada por uma ponte esta outra cidade faz 42 anos
Quase todos visitantes pensam que, ao atravessar a ponte, está saindo da ilha, negativo, continua na mesma ilha, é uma ponte sobre o rio Anil.
São Luis volta a ser metrópole em decorrência da benevolência da natureza, que lhe presenteou com mares profundo na encosta territorial, por essa razão, ganhou um dos portos mais importante do país.
A
decisão da construção do complexo portuário de São Luis, não ocorreu por
questões políticas e sim por razões técnicas, em decorrência da viabilidade proporcionada pela existência de um calado raro no mundo por ser formado na
ilharga do continente, com profundidades que chegam a 23m.
Ainda
no governo Geisel, deu-se o primeiro passo para concretização desse desenvolvimento quando uma
decisão governamental foi tomada, na definição do corredor de exportação do minério de ferro
da jazida de Carajás. Na época o paraense Jarbas Passarinho era muito poderoso,
tanto que chegou a sugestionar o presidente em decidir a favor do Pará, mas os japoneses,
financiadores do Projeto no valor de U$ 2 bilhões, impuseram o destino da
estrada para São Luis.
acesse o blog http://mundofoco.blogspot.com.br/
acesse o blog http://mundofoco.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário