sábado, 8 de setembro de 2012

SÃO LUÍS DO MARANHÃO


A metrópole do Brasil colônia


Conta a nossa história que o Brasil foi descoberto pelo Nordeste, tanto é verdade que no século XVIII das quatro maiores cidades brasileiras três eram no Nordeste, Salvador, São Luís e Recife, a quarta era no Sudeste o Rio de Janeiro. São Luís é a única que manteve até os nossos dias a prova dessa grandiosidade com o maior acervo histórico patrimonial do país. Acontece que no século IXX o Maranhão começou a perder competitividade para os EUA, com seu maior produto financeiro, que era o algodão. No início do XX, a cidade se encontrava mergulhada na estagnação econômica que durou até o final do século passado, enquanto as outras cidades (Rio de Janeiro, Salvador e Recife) prosseguiram com desenvolvimento e consequentemente demoliram muitos casarões. 
Tudo começou com a tomada de Alcântara pelos franceses no início do XVI, na época capital do Estado, e em oito de setembro de 1612 fundaram a cidade de SÃO LUÍS.

para acesso ao blog outras postagens  http://mundofoco.blogspot.com.br/
São luís. MA cidade construída nos quatrocentos anos  












Centenas de ruas estreitas, permanecem intactas a espera de turistas das cidades modernas para uma viagem no tempo,  conhecer como era uma metrópole no Brasil colônia.


















A única metrópole que se guardou, borbulha histórias como água no pantanal mato-grossense. Esta cidade faz hoje 400 anos. Separada por uma ponte esta outra cidade faz 42 anos


Quase todos visitantes pensam que, ao atravessar a ponte, está saindo da ilha, negativo, continua na mesma ilha, é uma ponte sobre o rio Anil. 




























São Luis volta a ser metrópole em decorrência da benevolência da natureza, que lhe presenteou com mares profundo na encosta territorial, por essa razão, ganhou um dos portos mais importante do país.


Porto do Itaqui


Porto da Madeira

A decisão da construção do complexo portuário de São Luis, não ocorreu por questões políticas e sim por razões técnicas, em decorrência da viabilidade  proporcionada pela existência de um calado raro no mundo por ser formado na ilharga do continente, com profundidades que chegam a 23m.

Ainda no governo Geisel, deu-se o primeiro passo para concretização desse desenvolvimento quando uma decisão governamental foi tomada, na definição do corredor de exportação do minério de ferro da jazida de Carajás. Na época o paraense Jarbas Passarinho era muito poderoso, tanto que chegou a sugestionar o presidente em decidir a favor do Pará, mas os japoneses, financiadores do Projeto no valor de U$ 2 bilhões, impuseram o destino da estrada para São Luis.

acesse o blog  http://mundofoco.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário