sexta-feira, 3 de agosto de 2012

COMISSÃO DA VERDADE


A UnB, também, que cria a Comissão da Verdade com objetivo de auxiliar, com informações, a Comissão da Verdade criada através do decreto 12.528 de 11.11.2011.  com objetivo segundo seu artigo primeiro: É criada, no âmbito da Casa Civil da Presidência da República, a Comissão Nacional da Verdade, com a finalidade de examinar e esclarecer as graves violações de direitos humanos praticadas no período fixado no art. 8o do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, a fim de efetivar o direito à memória e à verdade histórica e promover a reconciliação nacional.

Apesar do item 2º do art. 1º que qualifica os componentes e declarar impedidos pessoas que não tenham condições de atuar com imparcialidade no exercício das competências da Comissão; tudo caminha dentro da filosofia de Maniqueu (216-276 d.C.) que divide o mundo simplesmente entre Bom, ou Deus, e Mau ou o Diabo. No caso os guerrilheiros são Deus e os militares o Diabo.

Não tiro a importância da formação de uma Comissão para investigar trechos da nossa História, desde que haja a imparcialidade prevista na lei que o criou. Dessa forma as investigações devem ocorrer apurando fatos de ambos os lados e mostrar à sociedade ações no contexto mundial sobre o sombrio sistema econômico que ameaçava mergulhar o Planeta para um regime comunista que, quem teve a nefasta convivência não ficou com saudade no término.

O temor é a condução de forma maniqueísta e juntar fatos conhecidos para provocar através de uma mídia, que defende seus interesses, à insuflar uma população desatenta em busca de justificar ações de guerrilha e outras consequências.

Não há como acreditar que se trata de justiça quando assistimos autoridades que condenam  ditaduras por aqui, e apóiam ditaduras mais sangrentas como se fossem virtuosas, como acontece com Cuba, que mereceu deste governo empréstimos que nos faltam, para serem aventurados num país que pouco faz, em termo de reformas, para mudar a sua realidade financeira.

Em 2008, o presidente Lula cria uma abertura de linhas de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento   Econômico e Social (BNDES) para Cuba no valor de um bilhão de reais, para obras de infra-estrutura naquele país. Este ano Dilma anuncia um empréstimo de R$ 1,2 bilhão para investimento no porto de Mariel em Cuba, com a justificativa de ser estratégico para o Brasil, sem dar maiores detalhamentos. Enquanto isso a nossa infra-estrutura em frangalhos por falta de recursos ajuda a derrubar o nosso crescimento econômico, como acontece com o engarrafamento de navios em São Luis do Maranhão, por fata de pier.


clique para ampliar

Percebe-se que para a presidente o conceito de democracia tem variação ideológica. Dessa forma, governos de esquerda que não respeitam princípios democráticos como, por exemplo, alternância de poder como acontece na Venezuela, mas rotulado de governo progressista, são democráticos.

Deve-se levar em consideração que foram contabilizados em torno de 424 assassinatos naquela época, mas atualmente por desgoverno, incompetência, esse número de mortes acontece em 3,5 dias. Os crimes cometidos por menores   reincidentes deveriam, suas famílias, serem indenizadas pelo governo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário