quinta-feira, 16 de agosto de 2012

CHOQUE DE NEOLIBERALISMO



Nós classificamos a administração petista como temerária o que é caracterizada pela postergação de ações inadiáveis,  cometer erro para depois corrigir etc.

Na última quarta feira a presidente lançou um pacote de ações de privatizações que prefere apelidar de concessões, ações que deveriam ter sido realizadas no primeiro mandato do ex-presidente Lula. No entanto, preferiram utilizar tais decisões como lesa-pátria e disseminar em palanques para obter dividendos políticos, em suma manipular a inocência do eleitorado, crime de ética que só contribui negativamente na formação da nossa democracia, porque fere o princípio de credibilidade institucional muito necessário no processo.

Agora que a economia foi para o chão, estamos ameaçados de crescer menos que os EUA (em crise) este ano, embora, a mídia transmita para população que se trata de um recuo em decorrência da crise européia, mas a situação é muito mais grave que se possa imaginar,  Dilma sabe disso. Ela simplesmente não quer a persistência da paralisia, ou mesmo a quebra do país em seu governo, aí não tem jeito, ela amplia medidas que antes criticava. Mas não queira ser melhor que os outros, procure superar a si mesma, pois no governo Lula foi feito uma privatização de alguns trechos rodoviários sob a coordenação da ministra Dilma Russeff e não teve resultado esperado, as estradas continuam esburacadas, procure não repetir erros, já basta o profundo retardamento da ação.
   
É importante que a população entenda o seguinte: Ações dessa natureza não é uma questão de opção é uma necessidade para desonerar o Estado.

Acontece que a Constituição de 1988 tornou a maquina pública um elefante pesadíssimo, tanto que só consegue se mover lentamente, muito lento, com crescimentos econômicos baixos que não consegue mudar a realidade do país.


Cenário que, com crescimento econômico rasteiros, não vai mudar

Os presidentes anteriores deram inicio a um processo de emagrecimento, e uma dessas ações foram às privatizações, que muitos maliciosos românticos chamam de privataria tucana, embora tenha iniciada com Fernando Collor.   Com esses procedimentos e outros já citados neste blog o elefante pôde andar um pouco mais no governo Lula. Enquanto isso, Lula alimentou exageradamente o animal,  tornou a engordar, reforçando a falta de competitividade, o crescimento da economia foi para o espaço, com ameaças de demissão em massa, aí não restou outra saída para a presidente anti-privatizante. Para amenizar o vexame de ver a mascara cair, ela atenua, o processo, com o nome de Concessão. Neste momento, do lançamento da arrancada do neoliberalismo petista, seria oportuno um pedido de desculpa por parte da presidente ao povo brasileiro. Desculpe-me por ter jogado eleitoralmente com a inocência da maioria.

Incomplacente e malicioso, Lula em pronunciamento gravado para a campanha de Hugo Chaves diz o seguinte: “...hoje somos referencia internacional vitoriosa ao neoliberalismo...” delírio, tentativa de transformar uma mentira em verdade.

Isto mostra que este partido, cujo programa de governo é socialista, consegue mudar o rumo de medidas em direção a solidificação do capitalismo, mas não basta, porque para a economia necessita, também, do espírito capitalista que eles não possuem. Portanto, a continuidade da gestão petista é condenar o país a um eterno emergente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário