sábado, 23 de julho de 2011

INVESTIGAÇÃO DE GOVERNO



Impressionante os desfechos no Ministério dos Transporte, com ações imediatas da presidenta, mais impressionante, ainda, o silencio por onde fluía tanta corrupção, de forma que, Dilma nem questiona, é denunciado está demitido, como se fosse conhecedora dos fatos, exceto o petista Hideraldo Caron, que não teve demissão imediata deixando a cúpula do PR indignada, com razão, mas que finalmente bateu em retirada dia 22.07 – sexta feira, acalmando um pouco mais o PR. Quanto as ameaças dos republicanos etc., é abuso ou mesmo ignorar o eleitorado que apóia a Presidente.

Minha preocupação, também, é com a instituição que é importante para o exercício da democracia, mas da forma como os políticos querem agir, é revoltante, e torna o Congresso desnecessário, pior nocivo, barganhar para o mal.

As investigações estão sendo encaminhadas para a CGU – Controladoria-Geral da União. Vale um comentário sobre o caminho destas investigações.

No inicio do primeiro mandato de Lula houve uma manifestação de intervenção administrativa no Ministério Público pelo Executivo, pelas reações ocorridas e as garantias constitucionais de independência foi tudo dito pelo não dito.

Então, o governo passado transformou a Corregedoria-Geral da União (criada em abril de 2001) que tinha o objetivo, no âmbito do Poder Executivo Federal, combater a fraude e corrupção, em Controladoria-Geral da União com objetivos semelhantes. Na verdade a Controladoria deveria detectar um foco de corrupção investigar e informar ao Presidente antes da imprensa, e encaminhar para o Ministério Público. Portanto, o Ministério Público produz investigação de justiça enquanto a Controladoria produz investigação de governo.

O Lula aparelhou a Controladoria preferencialmente ao Ministério Público, e a Controladoria, no andar de baixo, faz um trabalho elogiável. Mas, por ser investigação de governo, subordinado ao executivo, torna-se mais difícil o mesmo sucesso no andar de cima, tanto que ocorrido no Ministério do Transporte, não houve a percepção da Controladoria, isso não deixa de ofuscar os resultados das investigações sobre o DNIT feito atualmente por esse órgão do executivo.

Não é fácil acreditar num governo onde possui um ex-presidente que não participa do governo, mas nos bastidores expressa poder, principalmente quando dar uma palestra, embolsa R$ 200,00 e é acusado pela imprensa de prometer falar com o ministro da fazenda para amenizar os impostos da empresa que lhe pagou, ou que anda pelo país em jatinhos das empreiteiras, fazendo política.

5 comentários:

  1. Vergonhosa a situação do Ministério dos Transportes, o povo, pagador de impostos é que acaba pagando a conta. Defesa do Consumidor é www.apacont.org.br http://goo.gl/jsZMK

    ResponderExcluir
  2. Olá Eduardo,CRITQUE MAS NÃO SE IRRITE, faz mal pro coração. Esses caras quando morrerem não levam nada, você mesmo disse.
    Imagine que vai haver uma eleição(presidente) num universo de patos, cefalópodes e perús, para cada espécie existe um representante, sabendo que são cem patos, dez mil cefalópodes e dozentos perús, todos votantes, eles são como os seres dos outros universos, tém também seus defeitos, terminada a eleição, qual classe tém um representante, pela lógica, quem ganhou.
    Se não mudarmos as pessoas não mudaremos o a realidade, isso implica, educação.

    SÓ O CONHECIMENTO LIBERTA O HOMEM.

    Um dia para você amigo.

    ResponderExcluir
  3. E o trecho sul da BR101 há anos esperando o término da sua duplicação .....
    Essa roubalheira já passou e faz tempo dos limites . Está demais !!!

    ResponderExcluir
  4. MEU CARO EDUARDO, VOU NESTE MOMENTO USAR ESTE ESPAÇO PARA FALAR DE ALGO PESSOAL, TRANQUILAMENTE.
    ACHO QUE AS VEZES EU TRANSMITO UMA IMAGEM EQUIVOCADA DE MIM PARA O MUNDO, SINTO AS VEZES QUE AS PESSOAS PENSAM MAL DE MIM, PENSAM COISAS QUE EU NÃO SOU. TRANQUILAMENTE, TENHO PLENA CERTEZA QUE EU NÃO QUERO PISAR EM NINGUÉM, NUNCA QUIZ, NEM QUERO, PELO CONTRÁRIO, SOU É REVOLTADO COM AS DISCRIMINAÇÕES QUE FAZEM COM OS MAIS FRACOS; MAS POR QUE EU GOSTARIA DE SER BOM EM ALGO, COMO MATEMÁTICA, POR EXEMPLO, ACHO QUE ASSIM PODERIA FAZER ALGO BOM, SIM, SERIA UM REALIZAÇÃO, JÁ IMAGINOU SE UM DIA EU PODESSE FAZER ALGUMA COISA POSITIVA NESSE MUNDO, NÃO PARA ME APARECER, MAS PARA TODOS.
    EU GOSTARIA SIM DE SER MAIS INTELIGENTE, GOSTARIA SIM, SE EU DISESSE O CONTRÁRIO NÃO SERIA VERDADE; VENHO FAZENDO UMA ANÁLISE PESSOAL, VEJO QUE ME FALTA ALGO DE INTELIGÊNCIA, ALGUMA COISA ME FALTA, TENHO ALGUMAS CAPACIDADES, MAS ME FALTA ALGO.
    NÃO PRETENDO DESISTIR, MAS ME FALTA ALGO, PENA, VOU TENTAR SUPERAR.

    SINCERAMENTE: ARISTÓTELES DE A. COSTA.

    ResponderExcluir
  5. AGORA EU TENHO UMA IDÉIA DO QUE SEJA CGU, É ALGO PARA ALERTAR O GOVERNO, MENOS PARA PUNIR, E HAJA BUROCRACIA, É REVOLTANTE, TANTA GENTE PARA NADA, E OS DEPUTADOS, NÃO TERIAM ESSA FUNÇÃO DE FISACLIZAR, JÁ O MINISTÉRIO PÚBLICO É ALGO MAIS INDEPENDENTE, UM SETOR COM UMA PROPOSTA MUITO INTERESSANTE, FISCALIZAR DE FORMA INDEPENDENTE, MUITO BOM, A CGU É MAIS UM ESPÉCIE DE ALARME, SEU COQUEIRO, VOCÊ FOI ÓTIMO, OU EU ENTENDI ERRADO, E HAJA BUROCRACIA, E HAJA BUROCRACIA, E ESSES DAPUTADAS NÃO TÉM ESSA FUNÇÃO, FISCALIZAR, MEU DEUS, QUE COISA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    VALEU, EU NÃO SABIA NEM QUE EXISTIA CGU.

    A.A.C.

    ResponderExcluir