quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

CONTA MOVIMENTO


A História é uma matéria de pouca importância, pelo menos assim é tratada pelo ensino brasileiro. Talvez, neste equivoco reside o motivo de ações cíclica de erros na economia brasileira, excluí-se a base do conhecimento para uma democracia participativa no país.

Delfim Neto numa revista semanal falou o seguinte: “Este governo é curioso. Faz tudo certo, mas de modo equivocado”.

“Assim o governo dá a impressão de querer ressuscitar a conta movimento do Banco do Brasil”.

A nossa história fala que o fracasso do milagre econômico na década de setenta do século passado, ocorreu pelo brutal aumento do preço do petróleo que era de U$ 3,00 o barril em 1973 no ano seguinte chegou a U$ 28,00 o barril.

Na verdade estão nas duas expressões de Delfim, a explicação a derrocada da política econômica do regime militar. O ex-ministro é obrigado a reconhecer que, este governo faz tudo certo, porque foi dessa forma que ele procedeu quando ministro da economia no governo Médici, vendendo títulos, endividando o país para promover aportes financeiros aos Bancos do governo com o objetivo de financiar as empresas e assim promover o desenvolvimento econômico do país. O governo petista faz a mesma coisa, achando que desta vez a sorte será melhor.

Quando Delfim Neto fala “dá impressão de querer ressuscitar” é que ele sabe que a capacidade de endividamento do governo não é infinita, e caminho trilhado por essa conta tiveram as mesmas razões. 

A conta movimento criado naquela época era abastecida inicialmente por emissão de títulos do governo com objetivo de ser a fonte financeira dos Projetos que não comportasse ao Tesouro Nacional, mas com o tempo, ela passou a ser abastecida com emissão de moeda. Como o fracasso das empresas do governo que não saiam do vermelho, e etc., a conta movimento só contabilizava prejuízos, o resultado foi à crise econômica que o país viveu a partir do inicio dos anos oitenta. 

Só no governo Sarney foi extinta, no entanto, seus atos permaneceram, pois o governo continuou a emitir moeda para cobrir seus déficits.

Claro que o governo petista nunca vai ressuscitar a “conta movimento”,  com esse mesmo nome, mas seus efeitos já estão presentes, e nas palavras de Delfim  é o prenuncio de que tudo pode acontecer novamente.

Acesso a pagina inicial  http://mundofoco.blogspot.com.br/

Um comentário:

  1. Manobras contábeis espúrias, mais perniciosas que a malfadada conta movimento, já estão sendo adotadas

    ResponderExcluir