quinta-feira, 28 de junho de 2012

AMBIENTE DE NEGÓCIOS


Numa reunião com empresários do setor de etanol e Dilma Rousseff, após ouvir reclamações sobre a manutenção artificial do preço da gasolina, Dilma se virou para Rubens Ometto, dono da Cosan maior produtor de cana, e disse: “Você já está rico, né? Por que não investe mais na cana”. Rubens respondeu: “Não tenho nenhum sinal do governo de que vou ganhar dinheiro com etanol”. “ Não sou de investir dinheiro para perder”. Imediatamente Dilma encerrou a reunião.

A resposta de Ometto foi tão atrevida quando a proposta da presidenta. Para ela o rico empresário deveria perder dinheiro para ajudar o governo, no lugar da condução eficiente da economia.

Como economista a presidente sabe que o LUCRO é o combustível do capitalismo, mesclar ideologicamente com o socialismo o resultado sempre  desastroso. O governo procede dessa forma com as estatais, como está acontecendo com a Petrobras que vende a gasolina com preço abaixo do custo para amenizar a inflação, a consequência é transferida para acionista e a população, e princípio de sucateamento da empresa e queda brusca de suas ações.  O governo possui uma equipe de marqueteiros para justificar ao eleitorado com a cumplicidade da mídia financiada pelo erário público, seus fracassos e omissões.

Não que esteja torcendo pelo aumento da gasolina, mas que o governo corrija o que vou transcrever da revista Veja: “No mês passado, numa reunião com 400 investidores internacionais em Nova York, o Itaú BBA fez uma pesquisa. Perguntou qual foi o país em que o ambiente de negócios mais se deteriorou. Deu Brasil na cabeça, com 70% dos votos”.

Já reiterei neste blog, o comportamento dos presidentes brasileiros nos últimos 10 anos, que adoram ser gerentes, inaugurar obras e fazer promessas, lançar programas populistas como Brasil carinhoso, etc. A função primordial de um presidente é cuidar desse ambiente, se melhora é bom presidente, se piora é péssimo gestor. Vamos trabalhar neste sentido de fazer o “Brasil viável”. Certamente será bem mais útil para todos principalmente para os mais pobres, porque só assim se muda realidades.
 Foto recente em uma capital nordestina

Brasil carinhoso não altera essa foto, serve para cooptar o eleitor. Para mudar o cenário acima somente com DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, que só será possível com um salubre ambiente de negócios. Seria melhor lançar o Programa “BRASIL VIÁVEL”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário