quinta-feira, 14 de junho de 2012

PODEROSO



O Lula não é somente um vice-presidente, muito mais que isso, é  um  vice poderoso. Foi acusado pela imprensa, de prometer  à uma empresa,  a Tetra Pak, após uma palestra remunerada, falar  com o ministro da Fazenda para aliviar impostos da  empresa. Tem o poder de criar uma CPMI com objetivo de incriminar desafetos. Tem o poder de dizer que a CPMI está sobre seu controle. Tem o poder de tentar chantagear um ministro do Supremo, sair ileso, e ainda ser aplaudido no 5º Fórum de Desenvolvimento Ministerial. Tem o poder de desconstruir bons gestores públicos, inclusive declarar que em 2014 será candidato a presidente, caso Dilma não queira concorrer o segundo mandato, ”só para  não deixar um tucano voltar ao Planalto”, portanto, tem o poder de se eleger no momento que quiser. Certamente em defesa dos destinos do país, porque a gestão tucana foi desastrosa, muito pior que a de seus aliados de ultima hora, Sarney e Collor, gestões que não há o que desconstruir, foram mesmo desastrosos.  No entanto, se desconstrói  quem construiu.  Como disse a Dilma Rousseff, no desejo de irritar petista, numa carta à FHC no ano passado: “O presidente que contribuiu para a consolidação da estabilidade econômica”. Pegando a carona na desconstrução Hadadd fala o seguinte:  “Eu duvido que alguém tenha saudade dos tempos de Fernando Henrique Cardoso”. Apesar de toda minha admiração pelo FHC eu dou razão para o candidato do Lula, eu também não quero que volte os tempos de FHC. É por isso que eu escrevo nesse blog insistentemente pedindo a presidente de plantão que promova ações que gerem um ambiente favorável à economia.

Os tempos de Lula foram bem melhores do que os de FHC, a estabilidade econômica de que a Dilma falou,  transformou nosso ambiente para o capitalismo desenvolver, e ao governo Lula antecederam maciços investimentos na modernização do parque Industrial, no setor de agronegócios, que proporcionou a população a usufruir de créditos e adquirir bens duráveis, e pequenos negócios puderam  prosperar, que prosseguiu aos tempos de Lula.

Voltar os tempos FHC só caindo, novamente numa crise inflacionária como dos anos oitenta e início dos anos noventa. Rezemos para que isso nunca aconteça porque vamos ter muita dificuldade de encontrar um FHC, que acontece de 100 a 100 anos. O primeiro foi Campos Sales (1898 a 1902). Organizou o país numa situação semelhante, foi vaiado pela população, mas seu sucessor Rodrigues Alves fez uma administração agradável na ótica popular.  O segundo, Fernando Henrique Cardoso, surge quase 100 anos depois.

Lula deu uma lição para os políticos. Não façam o que deve ser feito e sim o que  parece ser bom para a população. E como todo político deseja o status político do ex-presidente teremos dificuldades de arrumar a casa novamente numa eventual  situação caótica. Nem mesmo os psdebistas se arriscarão.

Seria oportuno lembrar ao nosso poderoso ex-presidente que o país não está bem, estamos próximo a uma estagnação na economia, e não se trata só da crise europeia, pois os resultados dos demais países emergentes são bem superiores, mas principalmente por não ter prosseguido a “agenda FHC”, apesar de ter continuado com os fundamentos econômicos deixados pelo antecessor. Preferiu criticar privatização e quando tentou fazer foi sem sucesso. Continuar melhorando o ambiente favorável a economia foi sua omissão, por isso o país tem dificuldades de continuar crescendo, ou permanecer no ciclo de crescimento sustentável como tanto expressa a nossa presidente. É o desafio da sucessora que timidamente faz alguma coisa. Prefere ficar com medidas de desova de estoques.  Ações que impressionam, e que produzem crescimentos momentâneos, mas não estimulam investimentos.

Por isso Lula volte a ser presidente, e não deixe um tucano voltar ao Palácio do Planalto, mas não se esqueça de fazer, desta vez, o dever de casa como fez o tucano, senão V. Ex.ª vai desejar a permanência  dessa crise, para ter sempre um desculpa para justificar as pequenas taxas de crescimento que se conservará no Brasil.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário