quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

DEMOCRACIA SOCIALISTA


Em uma sabatina feita pela Folha de São Paulo em 04.10.2007 foi feito uma pergunta a Dilma Rousseff:
Mais um bate bola, coisas que agente não gostaria que ficasse de fora. Como é que a senhora se define politicamente? A senhora é socialista?

Com toda segurança ela responde: Eu sou.

Em outras oportunidades Dilma disse que lutou pela redemocratização do Brasil, e conforme os petistas ela deu aula sobre democracia.

Conclui-se então que Dilma é socialista e democrata, possuem tendências conflitantes a democracia socialista, pode existir sim, numa democracia de péssima qualidade como a nossa, onde nem sempre nossos direitos são garantidos, a consequência é andar em ciclo sem um rumo consistente.

Nos tempos de Carlos Preste se declarar socialista era uma opção porque não se conhecia os males devastadores do sistema, atualmente é negar a racionalidade da qual nos impede de repetir erros, praticamente uma religião, o que vale é a fé.

Fernando Henrique Cardoso entrou no governo de Itamar sendo um socialdemocrata, saiu no  último mandado do seu governo, como um admirável neo-liberalista, agradecemos por isso. Lula assumiu a presidência da república em 2003 como um socialista, foi hesitante neo-liberalista, errou por isso, se proclamou progressista, fez declaração ridícula: “Hoje somos referencia internacional de alternativa vitoriosa ao neoliberalismo”, o sucesso a que se refere foi deixar a economia engessada. Dilma envereda pelo mesmo caminho, com uma diferença, que ela se encontra sem alternativa, que não pode mais vacilar, que necessita de um choque de neoliberalismo para salvar seu governo, o problema está na sua condição de socialista que não permite esse tipo de ação e no seu partido que possui uma corrente que não arreda o pé da tendência socialista. Qual o socialismo? Baseado nas posições de Marx e Engels? Pelo que se sabe são teorias que não frutificaram. 

São democratas porque não podem ser ditadores, mas promovem uma educação alienante, onde o cidadão pode crescer o máximo possível no conhecimento técnico, e mínimo possível no conhecimento sociológico, excelentes profissionais sem discernimento político e no momento que a democracia exige a sua participação é um desastre, facilmente são enganados, a nossa educação necessita de mudança de currículo, e de professores conscientes do significado socialismo, para poder formar cidadãos democráticos, e perder o medo de se declarar capitalista, democracia capitalista é o que tentamos ser. Somado a essa má educação o governo mantém uma política de domínio da opinião popular através da distribuição de dinheiro.

Capitalismo não é o bicho papão e sim o sistema que oferece oportunidades a todos mesmos os mais pobres, enquanto o socialismo não oferece oportunidade a ninguém, nivela todos por baixo como acontece em Cuba. Nenhum intelectual brasileiro, que admira o regime cubano se atreveria morar em Havana como cidadão comum.

Acesso a pagina inicial http://mundofoco.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário