terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

ANTES TARDE DO QUE NUNCA



Ainda no governo de Fernando Henrique Cardoso, um petista radical conversando comigo, criticava a política econômica do governo, dizendo que discordava da política neoliberal de FHC, então resolvi fazer-lhe uma pergunta:

O que é política neoliberal? O que é neoliberalismo?

Ele me olhou e meio assustado gaguejou, gaguejou e disse: É essa política que o governo faz aí.

Mesmo sem saber o que é neoliberalismo, muito petistas continuaram criticando essa política, mesmo no governo de Lula beneficiário do neoliberalismo praticado pelo FHC e outros, faziam críticas com objetivo de angariar dividendo políticos. É o jogo do medíocre esperto. O PT paralisou as privatizações, inclusive Dilma Rousseff ao assumir o Ministério de Minas e Energia, inicialmente, hostilizou investimentos privados na busca da auto-suficiência do petróleo que estava previsto para acontecer em 2005, a conseqüência foi um atraso nessa posição que até hoje ficamos por períodos dependentes, tanto que um dos motivos no desequilíbrio desfavorável na balança comercial brasileira no mês passado foi devido a importação de gasolina. Isto também aconteceu no setor energético.

Esta posição do governo petista, nos proporcionou prejuízos no fortalecimento de nossa infra-estrutura, e na tentativa de ação, fizeram privatizações de algumas estradas federais, só que no jeito petista de vê a economia, e com o objetivo de se mostrarem mais eficiente, praticaram preços inviáveis, os resultados foram desastrosos. As estradas privatizadas pelos PT geraram resultados indesejados. Com o valor baixo do pedágio os adquirentes alegam falta de condições financeiras para executar as devidas recuperações.

Ontem, a presidente leiloa três aeroportos, por R$24,5 bilhões. Parece a volta do neoliberalismo tucano, mas ainda não podemos assim falar, pela timidez e eficiência no processo. Infelizmente nos atrasamos, e desejamos que essa privatização seja bem feita, nos moldes dos governos anteriores, para que tenhamos bons resultados como no caso das Teles, Vale do Rio Doce, EMBRAER, CSN, USIMINAS etc. Agilidades nessas ações poderá nos aproximar, com maior velocidade, do desenvolvimento econômico e nos afastar de crises ou de sermos contagiados por crises alheias.

Quando falamos que Dilma é melhor do que o Lula, conferimos no momento em que ela percebe o erro e procura corrigir, porque essa privatização deveria ter ocorrido em 2008.

Antes tarde doque nunca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário