sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

INFLAÇÃO 2011

Hoje saiu o índice de preço ao consumidor anual IPCA. Calculado pela Fundação Getulio Vargas, a inflação de 2011 ficou no teto da meta 6,5%. O governo festejou, senão ficaria de saia curta perante o mercado se desse 6,51 ou mais.

A mídia divulgou falando que a inflação é um problema mundial. Citaram os EUA que também, não ficou no centro da media da meta. Só que lá a meta é 2% e ficaram com uma taxa de 4%.

Apesar da crise que estão imersos, mais um resultado melhor do que no Brasil, isso porque lá tem uma infra estrutura muito boa. Na Índia, que ficou com 8%, valor superior ao brasileiro, aconteceu porque não possui uma infra-estrutura como nos EUA e também por representar, os cálculos, maior realidade. Aqui o IBGE calculou a inflação de aluguel, uma taxa de 5,1% em 2011.

Quem, em 2011, teve reajuste neste índice?

Novamente a promessa de que em 2012 a inflação será menor, e que o crescimento economico ficará maior, determinaram uma taxa de 5%

Só que o governo parece esquecer, que pelas ações recentes na economia, com afrouxamento fiscal, e infra-estrutura precária o país ficou numa situação que não combina crescimento economico com inflação baixa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário