domingo, 29 de maio de 2011

HERANÇA MALDITA



Na convenção do PSDB ontem dia 28.05.2011, não poderia faltar críticas contra o governo petista de Dilma e acusação de que Lula deixara uma herança maldita para a sucessora. A reação foi imediata dos petistas. “Herança maldita foi deixada por FHC para o Lula”. Referindo-se à crise de 2002. Verdade, a economia em 2002 passou por uma crise quase fatal, dólar subiu muito e a inflação passou de 2 dígitos. Foi um ano terrível para a economia brasileira. Resta saber o que motivou essa situação. Já falamos neste blog sobre o assunto, é oportuno repetir, auxilia à assimilação, muito importante para qualquer analise.
Acontece que em 16.12.2001 em Pernambuco o PT lançou um documento chamado “A RUPTURA NECESSARIA”, falava em romper com o FMI, rever privatizações, agravava dizendo: “um governo democrático e popular precisará operar uma efetiva ruptura global com o modelo existente". No início de 2002 a possibilidade de vitoria do Lula era cada vez mais eminente, ele teria que gerar confiança ao mercado o que era impossível em decorrência não só do que havia dito, mas, principalmente, do que estava escrito. A salvação foi de algumas lideranças petistas mais sensatas, reuniam-se com empresários se comprometendo deque não haveria mudança na Política Econômica que a Lei de Responsabilidade Fiscal editada no governo FHC, até então, criticada pelo PT, iria permanecer. Não haveria rompimento com o FMI e nem revisão nas privatizações (re-estatização) culminando no documento do PT de junho de 2002 Carta aos Brasileiros que tentava desfazer os males do documento de Pernambuco. Leia um trecho publicado na Revista Exame em 24.05.2002.
“ De todo modo, há uma questão preliminar: por que o PT estaria se rendendo ao mercado? Só há uma resposta possível: porque percebeu que a turbulência econômica, a instabilidade e a sensação de medo que derruba cotações favorecem o candidato mais conservador. E, mesmo que isso não seja suficiente para tirar a vitória do petista, certamente tornaria sua presidência extremamente difícil, sobretudo nos meses iniciais. Na verdade, antes mesmo de tomar posse, um presidente eleito, em hostilidade com o mercado, já encontraria o cenário tumultuado. E com juros altos, dólar caro e investidores pedindo alto para renovar os papéis brasileiros, lá se vão as promessas de campanha e a chance de um governo tranqüilo”.
Portanto, a turbulência na economia em 2002 não foi causada por má condução da política econômica e sim produzida pelo temor ao PT, que criticava uma política econômica correta. Certamente foi esta crise que obrigou o PT a se render ao capitalismo, pois suas idéias e propostas teriam atirado o país de volta ao fundo do poço que estivemos nos anos oitenta, sem perspectivas. Tanto que bastou o Lula assumir e mostrar que não haveria mudanças radicais que tudo voltou a normalidade sem, no entanto, recuperar um imenso prejuízo que o país sofreu com cancelamento de muitos investimentos.
A crise atual foi em decorrência da má condução na Política Econômica no governo Lula que está necessitando esforços do atual governo para solucionar e, que não está mais crítico por causa do cenário Internacional, principalmente a China, a mão ferida que nos segura.

Um comentário:

  1. Eu concordo com suas palavras, e acrescento que antes das eleições para presidência de 20o2, eu era extremamente propensa a votar no PT, uma guria de vinte e poucos anos cheia de ideais, não tinha nada contra o presidente Fernando Henrique e sei que ele administrou duas grandes crises na administração dele com maestria, mas eu acreditava que o Partido do ovo, talvez pudesse melhorar nossas vidas! Desacreditei qdo vi o Lula assinar o acordo com o FMI de que cumpriria as metas impostas eu optei por votar na direita, já que para governar ele abriu as pernas. Hoje mais do que nunca não me arrependo de n ter dado meu voto pra ele, porque se mostrou um admnistrador de m... e um dos piores governos em termos de corrupção e de mandar tudo p debaixo do tapete. Falhou com a saúde e com o avanço dos projetos de desenvolvimento como nunca assisti em outro governo. Gastou mais com campanhas, luxos presidenciais e propagandas. Tornou-se mestre no desvio de dinheiro e na acobertação do mau feito! pis é... A herança não é só maldita, mas Dilma ajudou a perpetuar!

    ResponderExcluir