quinta-feira, 19 de maio de 2011

CASO PALOCCI


O governo com seu poder de cooptação fez um pente fino na oposição, permanecendo os políticos mais obstinados. Jogados nessa situação de forma repentina, sem experiência para combater experientes no assunto, a oposição perdeu oportunidades.
No caso Palocci recorrer ao método do barulho fica difícil, porque esta técnica é do PT. Fazer uma solicitação de convocação de um ministro com o governo tendo maioria é quase impossível ter sucesso. O PT fazia mesmo consciente da frustração, havia uma forte militância e com esse aparato era fácil fazer barulho, muito barulho.
O Palocci para adquirir 2 bens no valor de 7 milhões de Reais com ganhos em consultoria, não é impossível. Mas, não é só declarar verbalmente este ganho. Para ser considerado verdadeiro ele deve ter cumprido um procedimento legal, que não pode ser inventado de uma hora pra outra. Este procedimento impõe um ganho superior a 11 milhões de Reais, com pagamento de impostos de renda, ISS, Previdência etc., para um valor líquido de 7 milhões.
Palocci como cidadão tem obrigação de prestar contas deste ganho ao fisco, e como político deve comprovar lisura à população.
Num país sério, bastava a declaração pública de Palocci sobre o ganho para que os órgãos competentes entrassem em cena para as devidas verificações. Não haveria necessidade de serem provocados, porque isso é grave, é gravíssimo. Uma autoridade de primeiro escalão ganhar tanto dinheiro e esconder do fisco é caso de polícia.
É nessa tecla que a oposição tem que se debruçar, porque se Palocci apresentar a devida documentação legal, não adianta fazer barulho. Caso contrário a oposição terá uma prova de que há desvios de recursos públicos no governo petista e roubalheira grossa. Lembramos que Palocci também foi acusado de desviar recursos da Prefeitura de Ribeirão Preto-SP, quando era prefeito, para o PT.
Se a seriedade do país esta melhorando neste governo, é uma oportunidade da presidente comprovar. Ela pode evitar o depoimento do seu ministro no Congresso, mas tem o dever de acionar a Receita Federal no caso.
A sociedade não pode aceitar meras declarações evasivas diante a um fato concretamente comprovado.


Este é o segundo escândalo que o Palocci se envolve dentro do governo. No primeiro foi abatido por um garoto do interior do Piauí, hoje cidade de Nazária quando teve quebrado o sigilo de sua conta bancaria, Francenildo Santos Costa, testemunha contra Palocci no caso da casa do lobby. Palocci se livrou judicialmente da acusação de autor da quebra do sigilo bancário de Francenildo porque não houve determinação formal ao Presidente da Caixa Econômica Jorge Matoso, portanto, sem provas legais.
Na vida política de Palocci nem tudo foi nuvem negra, houve um momento que ele teve minha admiração, no ano eleitoral de 2002 quando aconteceu uma campanha predatória praticada pelo Lula e seu partido, parecia que naquele meio só existia uma pessoas sensata, o Palocci. Sua ação foi decisiva para a sobrevivência do Real. O Lula que sempre fez campanha contra o plano Real, com um documento produzido pelo PT em 16 de dezembro de 2001, em Pernambuco, que ameaçava romper com FMI e rever privatizações, foi a argumentação necessária para gerar uma crise no país em 2002. Fugas de Capital e paralisação de investimentos externos. A conseqüência foi desvalorização da moeda e necessidade de aumentar juros. Neste cenário a ação do Palocci foi importante. Reunia empresários e garantia a permanência da política econômica de FHC, culminando no documento Cartas aos Brasileiros que possuía redação contraria a Ruptura Necessária. Enquanto isso nos palanque o candidato Lula usava a situação ao seu favor para se eleger. Neste momento nasce a minha decepção com Lula.

Um comentário:

  1. Muito interessante o seu texto. Concordo em partes com o que foi dito anteriormente, porem já tenho minha opinião formada sobre esse Palocci. Recentemente ele deu uma entrevista para a rede Globo de televisão. Foram esclarecidas muitas duvidas sobre o fato. Claro que abriram outras e algumas não ficaram respondidas. Gostaria que visse o video da entrevista e nos desse sua opnião sobre o assunto.Logo volto nesta pagina e espero encontrar sua opinião marcada.

    Grato
    Daniel Franco Rojas da Silva
    Danielfrs1994@hotmail.com

    ResponderExcluir