quinta-feira, 26 de maio de 2011

BOMBEIRO



Eis que de repente surge o salvador, um alívio, afinal estávamos preocupados sem motivo. "Quem acusa tem o ônus da prova". Será que assim acontece em países como Inglaterra, EUA, Alemanha etc. Acredito que não. Lá os políticos são otários e o povo esperto porque a educação, segurança, saúde etc. funciona bem melhor do que por aqui. Que mal tem um ministro ganhar em sua empresa 20 milhões em um ano? Mesmo que para isso seja necessário participar do primeiro escalão do governo. Fora dele desvalorizaria o passe. Então uma pergunta com resposta obvia. Por que ficar empregado ganhando em média de R$200,00 por ano se posso ganhar 20 milhões de reais com consultoria em menos de um ano. Só ganho os 20 milhões se ganhar os 200 mil, caso contrário nada feito. Então está tudo explicado. Para nossa Democracia é natural porque é exercida por pessoas que não foram preparadas.
Aí aparece a professora Amanda Gurgel com a sua mais que justa reivindicação com um número de 3 algarismo. Será que o ensino brasileiro está preparando cidadões para exercerem a democracia? Por que nos falta a capacidade de observar os políticos? Ao ponto de sempre dizermos que todos são iguais. Não, isso não é verdade, os melhores estão sendo massacrados pela sobrevivência da lei da esperteza, por isso estão ficando todos iguais. O poder de observação é como a porta da nossa casa se deixarmos aberta seremos roubados. A educação deviria estimular o interesse mínimo de conhecimento para se adquirir a capacidade de escolha, de penetrar na mente dos políticos, e perceber as tendenciosas intenções. De outra forma o salário da professora Amanda passará de 930,00 para 990,00 no ano seguinte, ou será promovida com uma boa gratificação para se calar.
Essa historia de julgar o político pelo carisma, é nocivo. Produziram o mito Lula, produzem a Dilma e a população acata, inocentimente, sem a necessidade de mudar nada. O marketing transforma as pessoas sem alterar a essência. Torna-se todo poderoso ao ponto de se transformar no bombeiro do primeiro escalão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário