segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

AÇÕES GOVERNAMENTAIS


De repente a sociedade brasileira é surpreendida por uma série de medidas do governo com objetivo de estancar a escalada inflacionária em decorrência dos excessivos e mal utilizados gastos do governo passado. São expostas a má governabilidade que habilmente era mascarada do eleitorado pelo marketing. Um balde de água fria é atirada na sexta feira dia 11.02.11 no Globo Repórter que mostra um país com excesso de empregos e uma perspectiva nunca vista na historia deste paiz. É verdade, o que é mostrado ali é tudo realidade. Vamos separar o joio do trigo. Uma coisa é o resultado da iniciativa privada e outra é a situação administrativa do governo. O empreendedorismo flui por ação governamental. E que ações foram essas? Quem são os responsáveis?
A primeira resposta pode ser dita pela estabilidade monetária conseguida com ajuste fiscal, as privatizações que mudaram o rumo da gestão da economia do país pela aproximação da eficiência, por reformas que tonificaram empresas. Podemos citar o caso da Petrobras que foi beneficiada pelo decreto de 97 que quebrou o monopólio permitindo mudar a realidade da empresa com altos investimentos de bilhões dólares de empresas nacionais e internacionais em sísmica, perfurações, desenvolvimento e produção de poços. Essa foi a razão do gigantismo da Petrobras nos dias atuais.
A segunda pergunta não necessita reposta. Mas podemos falar que o governo passado foi contra tudo isso. Eliminou o ajuste fiscal pondo em risco a estabilidade monetária. Criticou e até angariou dividendo político em campanhas contra as privatizações, votou contra a quebra do monopólio da Petrobras. E durante 8 anos de gestão foi marcado pela inexistência de reformas.
Sem a quebra do monopólio da Petrobras e a Privatização da Vale, hoje, as Contas Externas estariam sucumbindo igualmente às Contas Internas.
O que se discute no momento é a deterioração das Contas Internas do governo que está pondo em risco a evolução daquilo que foi mostrado no Globo Repórter.

Um comentário:

  1. Náo concordo com vocë,
    mas o teu pensamento faz parte da massa crítica necessária para se compreender um sistema.
    Portanto, é válido.

    ResponderExcluir