terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

OPINIÃO I


Os Estados Unidos tem uma economia exuberante, produzem uma riqueza anual em torno de 13 trilhões de dólares , três vezes o que é produzido na China. No entanto, os americanos estão apreensivos com o avanço chinês. Será que é medo da superação em termos absoluto a produção de tanta riqueza? Com certeza não é essa a preocupação do Barack Obama. O crescimento econômico de qualquer país é bom para os americanos, são possibilidades de expansão de negócios. O problema no avanço chinês é a competitividade dos asiáticos. A dívida e os déficits americanos não permitem uma aproximação. O governo da China tem baixa dívida, não alcança 10% do PIB.
O governo brasileiro festeja uma dívida interna acima de 40% do PIB e um déficit permanente que está ameaçando ficar fora de controle. E nós já estamos pagando por isso. Não se fala em reajustar o imposto de renda em 2011, isso é mais impostos que seremos forçados a pagar. O salário mínimo não esta podendo ser reajustado com ganho real, fica mais difícil o governo melhorar assistência de saúde, educação, segurança etc.
O governo não percebe esse recado da China que alto endividamento traz males para a economia. O Brasil tem superávit na balança comercial com a China de 5 bilhões de dólares, porque exportamos o que não tem por lá, ausência plena de concorrência, portanto, inexistência de competitividade. Por outro lado a China nos tomou o mercado americano em manufaturado que é um tipo de exportação de melhor qualidade.
Se todos nós temos prejuízo com o descontrole dos gastos do governo, somos obrigados a ficarmos vigilantes, é nossa responsabilidade como patriotas.

2 comentários:

  1. Balizar a economia (exuberante) dos EUA baseado na China não se aplica. Como saber se 13 trilhões de dólares é pouco, suficiente ou bastante para um país? Nos EUA tem muita riqueza, desenvolvimento e liberdade, mas também possuem seus bolsões de pobreza, marginalidade social e desemprego de 10% (Exame: Ago/2010). Não há uma comparação racional entre os EUA e a China, são países totalmente diferentes que utilizam regras diferentes, aliás, a China só segue as regras dela e isso é uma vantagem não considerável.

    ResponderExcluir