segunda-feira, 9 de abril de 2012

TRUCAGEM


A inflação acumulada nos 12 últimos meses ficou em 5,24%, (fonte Aporte Economia). O governo comemora como vitória a aproximação do centro da meta que é de 4,5%. A mídia bombardeia a população de otimismo com o sucesso do governo.

Considerando que o país continua com crescimento econômico rasteiro que gera um cenário favorável a controle de preços e que o governo artificializa resultados segurando preços de produtos das estatais, ainda não podemos comemorar.

A Petrobrás ajuda bastante no controle da inflação, importando gasolina a R$ 1,33 e vendendo a R$ 1,18 incorporando em sua contabilidade esses prejuízos. Este filme é uma reprise que rolou desde a década de setenta do século passado até o plano real, quando os governantes se utilizavam dessa prática para tentar segurar a inflação. O resultado foi o sucateamento da Petrobrás chegando em 1995 com um patrimônio de U$ 12 bilhões, e uma dívida de U$ 10,6 bilhões (fonte revista ISTO É nº 1329 de 22/3/95), com baixa capacidade de investimentos, acarretando atrasos em produção e refino de petróleo.

A princípio é muito bom, a utilização da Petrobrás no controle inflacionário, é um alívio para nossos bolsos, mas considerando que a dependência de combustível cresce a cada ano, demonstrando que o governo petista não foi capaz de manter a auto suficiência de Petróleo assegurada pelo decreto 9.478/97 que permitiu investimentos de empresas nacionais e estrangeiras na produção de petróleo no país, nos levando rapidamente a quase auto suficiência no inicio de 2003, certamente, a médio prazo, a consequência poderá ser desastrosa para economia brasileira.

Em 2008 o governo anunciou uma efêmera auto suficiência do líquido negro, e fez a população acreditar que o Pré-sal seria a solução de todos nossos problemas. De lá pra cá, a nossa dependência só cresce.

3 comentários:

  1. VERDADE, QUE PRECISAM SER EXPLICITADAS PARA A POPULAÇÃO!!! MUITO BOM MESMO. TEMOS QUE DIVULGAR ISTO.

    ResponderExcluir
  2. IMPORTANTE ESSE TEXTO EDUARDO.

    ARISTO

    ResponderExcluir