terça-feira, 6 de dezembro de 2011

REPRISE


Fui otimista com relação ao resultado do PIB do terceiro trimestre deste ano e falei neste blog uma taxa de 0,3%. Finalmente saiu hoje o resultado oficial 0%, zero.

Para dar essa informação a mídia procura justificar os resultados. No Bom Dia Brasil o Chico pergunta para Mirian Leitão.

Isso é bom ou é ruim?

Gaguejou um pouco mais respondeu culpando a crise externa pelo resultado ruim.

No mundo globalizado é impossível o país não ser afetado por uma crise como se desenha nos países ricos. Mas não era para tanto. A China também sentiu e, deve cair o crescimento de 10% para 9 ou 8,5%. Continua com excelente crescimento, a Índia deve cair de 8% para 7%. O Brasil de 7,5% para 3%, ou menos. É um tombo. Porque, é o melhor preparado para enfrentar a crise. Assim ela diz. O agravante está na velocidade, enorme, tanto que crescemos menos que os EUA 0,5% no terceiro trimestre, como crescer menos que um país em crise?

A falta de uma agenda, o baixo nível de investimento em infra-estrutura e afrouxamento fiscal feito pelo presidente anterior, o Lula, a consequência estamos assistindo o país não pode crescer. Se crescer a inflação avança, tanto que foi o próprio governo que começou esse desaquecimento. A inflação baixou mas, não atingiu o centro da meta. Então, volta-se a estimular o consumo para recuperar o crescimento do PIB, novamente a inflação vai retornar. Essa gangorra na economia é muito perigosa, porque a solução mais imediata do governo é procurar conviver com a situação, tentar mascarar os verdadeiros índices inflacionários, com alterações na forma da medição, etc. Por exemplo, no próximo ano, o aumento do salário mínimo que será de 14%, e, inflação imobiliária em torno de 12% terão peso menor no IPCA doque atualmente.

A agenda desse governo é distribuir simpatia e angariar popularidade. Este filme é uma reprise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário