terça-feira, 15 de março de 2011

SISTEMA ECONÔMICO


Assistimos nas últimas décadas a vitória expressiva do Capitalismo, consolidado pela queda da muralha de Berlin. Os poucos países que não se renderam, hibernam na miséria. As esquerdas aderiram, a China também, se declara comunista quando pratica o capitalismo mais selvagem do planeta.
A imponência do Capitalismo não pode nos conduzir à acomodação, e a luta contra ele no estilo de Karl Marx faliu. Na batalha contra o Capitalismo o Socialismo foi derrotado pela forma romântica de encarar um adversário absoluto.
Vitorioso o Capitalismo está cada vez mais ofensivo, impiedoso, no entanto, não se pode mudar um modelo sem ter outro melhor para substituí-lo.
A solução é seguir com este Sistema Econômico, porém, com a consciência da necessidade de domá-lo. Isso não pode ser feito, pelos governantes, de forma isolada.
O Capitalismo oferece grandes oportunidades. O desafio dos gestores públicos é preparar de forma eficiênte as pessoas para se engajarem no processo e melhorar a relação capital trabalho. Essa é a luta contemporânea, é a forma mais sadia de distribuição de renda. Intensificar outras maneiras imediatista, pode gerar transtorno na evolução natural do Capitalismo e, exala o odor do oportunismo.

2 comentários:

  1. Gostei do blog. Tem mais um seguidor: o Fusca das charges. Se quiser ilustrar alguma postagem com os rabiscos do Fusca, é só buscar no blog.

    ResponderExcluir
  2. CARO EDUARDO, OCASIONALMENTE LI A VEJA DE 2/12/2009, FAZ UNS DIAS, MAS FIQUEI SURPRESO COM O QUE TÊM NA PÁGINA 79, ref. a Lula, surpreendente, PENSEI QUE ELE ERA MAIS ÉTICO, MEU DEUS, SUBJULGANDO O MAIS FRACO, NUM ATO FORÇADO. DÊ UMA OLHADA, DEPOIS ME DIGA ALGO.
    ARI...
    ____________________________________________

    ResponderExcluir