sexta-feira, 19 de agosto de 2011

ANNA HAZARE



O movimento que emana nas ruas do centro de Nova Délhi na Índia contra a corrupção, liderado pelo ativista Anna Hazare, com objetivo de pressionar o governo para endurecer no projeto de lei, que está sendo debatido no parlamento, isentando o primeiro-ministro e juízes influentes de serem questionados pela justiça em caso de suspeita de corrupção, é uma luta de um povo que sabe o que quer, de um país que tem uma imensa população que vive na miséria, mas que procura a forma correta se livrar dessa situação, através da educação, do trabalho e proteção dos sacrificados tributos que a população deseja um destino eficaz.

Aqui no Brasil temos situação semelhante ou talvez mais grave com o foro privilegiado, quando os políticos em exercício não podem ser movidos em tribunais convencionais, somente pelo Supremo, È muito conveniente pra eles, alguns correm atrás de um mandato só com o objetivo de conseguir o tal foro privilegiado, e assim permanecer impune, porque o Supremo é só um para milhares de questões. O presidente da república fica ainda mais confortável, porque é ele quem nomeia os ministros do Supremo. Não era pra ser uma nomeação, uma escolha numa relação tríplice, de uma relação elaborada com autonomia no judiciário, mas pelo que se observa é nomeação mesmo, a imprensa, propositadamente inocente, notícia com muita normalidade “O presidente nomeia...”

Vivemos na esperança de que em breve as coisas se acertarão, imbuídos no otimismo exacerbado do trabalho de marketing do governo, nem percebemos que uma denuncia de corrupção no primeiro escalão enviado para CGU, é mesmo que eu me investigar. Não é questão de duvidar, é que ninguém deve acreditar em autoinvestigação. Não vou me pronunciar.

Os indianos procedem dessa forma, porque eles sabem da importância da mudança necessária para transformar uma sociedade de milhões de excluídos em um país de oportunidades, com recursos bem utilizados em educação, saúde e infra estrutura para apresentar crescimento sustentável em torno de 7%, ao ano, até mesmo com cenário internacional em crise, enquanto por aqui não podemos crescer mais do que 3,5% porque os recursos tesouro nacional não foram bem utilizados. Portanto só resta ao governo ficar justificando a nossa lentidão culpando os outros países.


Um comentário:

  1. Olá Eduardo, como vai, é bom saber que a Índia estar se manifestando contra a corrupção.

    ResponderExcluir