sábado, 2 de abril de 2011

DOUTOR HONORIS CAUSA


Esta semana, (30.03.2011) Lula recebeu na Universidade de Coimbra em Portugal o titulo de Doutor Honoris Causa. Este titulo é atribuído à personalidade que se tenha distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos. Quem sabe seja merecido pelo melhor entendimento entre povos principalmente os governados por ditadores esquerdistas. Era para ser uma festa, infelizmente a morte do ex-vice presidente José Alencar roubou a cena.
O importante é que Lula passou pelo crivo daquela Universidade, passou também pelo crivo da revista The Time americana que o elegeu o homem mais influente do mundo em 2010. Só não passou no crivo da revista The Financial Times, inglesa especialista em economia, até parece que ela se irritou com o evento porque teve a indelicadeza de declarar que Portugal deveria ser anexada ao Brasil. Certamente pela dificuldade econômica que Portugal vive com o problema de juntar 10 bilhões de euros para pagar uma parcela de sua dívida. Como Financial Time é uma revista especializada em economia, deve ter dificuldades de ingerir Portugal e Lula.
Portugal, porque depois que descobriu o Brasil caiu numa depressão econômica, sorte nossa, pois o grito de independência de D. Pedro I só vingou porque Portugal estava financeira arrebentada. Quiseram fazer uma armada para depor D Pedro I, sem dinheiro correram para a Inglaterra a solicitar financiamento. Os ingleses de olho no comercio brasileiro controlado por Portugal, disseram: deixa disso, pede uma indenização e pronto, porque não vamos ceder um níquel para vocês tomarem o Brasil de volta. Mas o Brasil não tem dinheiro para a indenização, argumentaram. Não tem problema nós emprestaremos. Assim foi feito. Daí pra frente Portugal sempre na rasteira da economia Européia ensaiou revigoramento econômico na década passada, mas novamente caiu nas dificuldades.
Com relação ao Lula a revista parece não aceitar a teoria deque ele mudou o Brasil. Eles demonstram uma tendência em creditar a FHC essa mudança, porque como revista especializada no assunto, sabem que na economia pode até existir uma dose de sorte mas milagre jamais. São detentores da certeza de que se muda com ações estruturais ou reformas.
O Lula impressiona pela sua vasta popularidade que submerge a má condução da política econômica, cuja visibilidade pode ser despercebida por milhões, mas para uma revista como a Financial Time é muito transparente. Lula viveu os benefícios das reformas do antecessor, como bom católico acredita que o futuro a Deus pertence, e o futuro está chegando com Dilma que tem que sorrir sentindo dores, com um dilema de ter que fazer o que mais eles condenaram prosseguir as privatizações. Ela pode optar pelo adiamento mas afastará para um futuro mais distante um país Desenvolvido. Por não definir sabiamente prioridades, por não aproveitar recursos privados, o país está carente de infraestrutura. Faltam portos, estradas para escoamento da produção, aeroportos e os que tem desabam na cabeça de passageiros, Contas Públicas deterioradas com utilização de contabilidade criativa, sem falar na educação, saúde que estão na mesmice. Segurança agravou, inflação tecnicamente ameaçadora. Essa é a herança bendita que Dilma alega ter herdada, e como boa aprendiz prefere fazer um mimo aos seu eleitores pela consciência da incapacidade de chegar a eficiência, nada melhor que prometer o dinheiro do taxi para conduzir a gestante à maternidade.

7 comentários:

  1. Quero deixar meu BOA TARDE, aqui!!
    Abraço.

    Tamara - cafecomlivro.com
    Twitter @tamaracafe

    ResponderExcluir
  2. Caro Eduardo, desconfie de quem sempre elogia, outrora não tinha essa visão, mas digno homem, escreveu bem, você, com muito humor, uma realidade, creio eu, que desconhecia por completo, obrigado por me tirar da vala da ignorância, pois muito bém, existe um dito popular que não há um mal que não traga um bém, sendo vero, viva a britânia, agora vamos torcer de coração por nossos lusitanos.
    Lembro-me bém de um dia você ter dito que na economia existem leis inflexíveis, quem não segui-las, babau, perdoe-me se eu estiver errado, a lei mor, a da oferta e da procura é uma delas.
    Baseado na sabedoria do besta, engana-se a nação que artificializa riqueza, a economia não estar perdoando erros, todos estão trabalhando com margéns pequenas, erros grandes estão a cada dia se tornando mais fatais, mais difícieis de concertar, quem não montar bases verdadeiramente sólidas, no primeiro tremor cai, engana-se quem pensar que pode artificializar riquezas, ou se é rico de verdade, ou não é.
    ARISTOTELES

    ResponderExcluir
  3. Continuação do texto anterior:
    Estar mais difícil se administrar uma nação, e vai ficar mais ainda se não dermos educação para o povo. Quando o povo não tem discernimento, o governante não tem nem como se explicar, pois o ignorante não entende o que ele fala, terreno fértil para os irresponsáveis que chegam prometendo isso e aquilo, o povo acredita e pimba.
    SOMENTE A DECENTE INFORMAÇÃO SALVARAR-NOS.
    Oplaneta estar todo loteado, o petróleo estar contado, somos aproximadamente 6,5 bi. de pessoas, imagina que muitos de nós ainda não tem alimentação decente, aproximadamente 1 milhão tem carencia nutricional, outros tantos come mas não tem casa, mora com parentes, outros tantos não tem PC, internet, outros tantos não são alfabetizados, claro que existem gente que simultaneamente sofre essas acima citada, e existe mais, não tenho condições de citar todas; torço verdadeiramente para o século XXI trazer uma revolução, estamos próxomos do limite, e somos pouco realistas, temos um povo alienado, sem discernimento e individualista, que na pratica pensa no eu, temos políticos oposicionistas casualitas, esses também são fisiologistas, jogam com as carências da massa inculta, prometendo ilusões, para onde vamos, MEU DEUS, TENHA PIEDADE DE MIM, DESCULPA DEUS, TENHA PIEDADE DE NÓS, MOSTRA-NOS UMA LUZ.
    Precisamos de novos horizontes, educar o povo, viabilizando urgentemente governos responsáveis, precisamos um pouco de lógica na nossas vidas, pensarmos no todo, nossa visão de mundo precisa mudar, estar nos olhos, se não mudarmos por bém, mudaremos por mau, quem manda no UNIVERSO não somos nós, apenas temos capacidade de compreendê-lo, e se não fizermos isso nossos dias estão contados, ainda há tempo, mas se começarmos agora, se demorarmos muito pode não mais tempo. A natureza é quem manda, repito, tolo é quem pensa que pode mandar nela, nossa capacidade é de compreendê-la, assim encontrmos caminhos que ela mesmo nos oferece; somos conquistadores, outrora conquistavamo-no, guerras, viágens marítimas, cura de doenças, etc, mas e agora, para onde vamos, na propalada globalização, mercados financeiros, dinheiro virtual, trilhões transacionados internacionalmente, tudo maravilhoso, mas até quando!
    Será que a Terra não estar pequena para as nossas necessidades, uma das consequências da net é o surgimento de novas necessidades, vamos vendo e querendo, por enquanto estamos meio perdidos, ainda não sabemos lidar com esse marzão, mas é só uma faze, com pouco mais de tempo, e estaremos lidando melhor com a net, para ser mais didático, vou citar um caso com meu primo Roberto, ele tem dois filhos, boa condição, cada um tem seu quarto, colégio particular, botou internet, deu um computador para cada um, do melhor, sabe o que aconteceu?
    Derrepente as notas caíram barbaridade, ele se assustou, o que estar acontecendo?
    ARISTOTELES

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia

    Continuamos sendo manipulados pelos falsos números, falsas obras e falso comportamento de Decência tudo justificado com a máxima cara de pau porque povo brasileiro ainda tentanto entender o "B A BÁ" do sistema democrático.
    Ainda se estende tapete vermelho a toda a trupe dos 3 Poderes que deveriam estar recebendo ovos na cara por todas as imoralidades e indecências que estão se tornando perpétuas na vida pública deste País.
    Tanto estes exageros sobre caso bolsanaro e preta gil e as críticas contra a oposição estão sendo usadas para alcançar o objetivo maior do partido do Poder: A aprovação do PNDH3 e a desmoralização e desunião de todos (partidos oposicionistas e 44 milhões de eleitores) jogando uns contra outros.
    Não podemos exigir o que sempre condenamos: uma oposição tresloucada, contra tudo inclusive, o que era bom para o Brasil e seu Povo (Bolsa Educação, Responsabilidade Fiscal entre outros).
    Vamos incentivar a oposição com nossos comentários favoráveis sobre ações contra o que prejudicará o país e seu povo.
    Unidos, Juntos e Misturados nos fortaleceremos como voz distoante contra as Mazelas que teimam em persistir no Brasil.
    Por um #BRASILDECENTEJÁ
    ~Marisa Cruz

    ResponderExcluir
  5. Brasil, meu Brasil brasileiro...
    bom texto, Eduardo!
    abçs!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo texto, informação coerente e esclarecedora!

    ResponderExcluir
  7. Me interesso muito por política e economia. Por ser estudante de engenharia não tenho muitos interlocutores para discutir temas como estes, apenas alguns poucos colegas "lulistas" de plantão. Seu blog tem suprido minha carência de informações e, principalmente, de identidade política. Às vezes preciso conter o fanatismo, mas é duro ver alguém levar o crédito por um benefício provocado por outra pessoa, como vimos em nossa história política recente. Dizem que brasileiro tem memória curta, eu diria que se trata de um "alzheimer coletivo", um estado de dormência que está enraizado em nossa cultura e se alimenta de todo nosso senso crítico e nos faz cada vez menos sensatos.

    ResponderExcluir