sexta-feira, 26 de abril de 2013

CASUÍSMO



Uma discussão na Globo News em Pauta sobre a violência em São Paulo, Elisabete faz uma analise da violência na cidade, e duvidou da fala do governador do Estado Geraldo Alckmin de que a violência estaria com tendência de queda, e como a situação poderia influenciar negativamente na reeleição do governador, gerando uma oportunidade petista para uma possível vitoria. Pontual em New York disse que por lá a violência estava tomando a forma do Brasil, mas que a população votou em políticos que mudaram leis e a violência por lá diminuiu, e que o motivo da violência no Brasil ele não saberia dizer a razão. Eliane foi mais decisiva quando fez um relato da situação nas maiorias capitais que apresentam índices de violência superiores a São Paulo.

A democracia necessita de discussão sobre a problemática nacional e a violência é uma que, há muito tempo, já ultrapassou do suportável, esses programas formam ambientes propícios a esses temas, mas vamos ser mais objetivos.

Dizer que desconhece a razão da violência no Brasil é uma omissão para não ser mais tosco. Ele falou o que ocorreu nos EUA – mudaram as leis.

Perder a oportunidade de alertar a sociedade que nossa violência está apoiado na impunidade,  pela dificuldade de condenar, por isso no Brasil o crime, na maioria das vezes, compensa.

Porque omitir que o problema se alastra a todas capitais, Teresina que até pouco tempo era uma cidade pacata e hoje é muito violenta. São Luis com 10% da população de São Paulo acontece em números absolutos 2/3 o número de assassinatos que ocorre em São Paulo, sem falar nas capitais que Eliane citou: Salvador, Goiânia, Fortaleza, Recife, Belém, etc.

A violência generalizada no país inteiro é prova de que o problema não está com os governadores. Por que não tocar na raiz da questão? Que é a falta de instrumentos legais  mais eficientes que faltam aos Estados. Permanece a história na boca popular; “a polícia prende e a justiça solta”. A justiça solta porque a lei permite. Por que não apontar o dedo para quem de fato se omite e, por outro lado, fica sorrindo na possibilidade de tirar proveitos eleitoreiros. São os autoritários inertes, que pelo comportamento são os responsáveis pela criminalidade neste país que já supera a 160 o número de crimes diários e como nada é feito se tornam irresponsáveis como autoridades. Defender a impunidade para menores de 18 anos é consentir ação criminosa dessa parte da população, e, ainda por cima, com o aval de uma mídia desqualificada, conseguem sucesso político da situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário