segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

"ETERNO EMERGENTE"


A Coréia do Sul é rica, economicamente bem superior ao Brasil, pode ser considerada desenvolvida. Na década de 70 em pleno milagre econômico brasileiro, a Coréia do Sul era paupérrima e o Brasil era emergente. Quarenta anos depois o Brasil continua emergente e a Coréia do Sul é rica. Onde está o erro?
O empresariado brasileiro tem provado competência e eficiência. Mas de repente uma decisão do governo de retirar dinheiro do mercado para desaquecer a economia por temor à inflação que ameaça sair do controle.
Algo errado no governo interfere na economia. Estes erros são conseqüências de equívocos. Troca de valores, as verdadeiras ações para viabilizar o país passaram a ser criminosas. A prioridade eram as onerosas inaugurações de obras, e constituir palanques. Isso gera visibilidade e dividendos eleitorais. Esqueceram de governar, de definir prioridades, paralisou-se as reformas, atiraram a sociedade contra privatizações, gastou-se descontroladamente.
Avançamos muito, porque no inicio dos anos noventa do século passado, acima de 55% da economia era de gestão governamental, hoje está abaixo de 20%. A estagnação do processo é perigosa porque corremos o risco de sermos um “eterno emergente” um país do futuro. Até imagino daqui a 30 anos o Brasil no grupo dos emergentes, com certeza não estarão mais China, Índia, e Rússia, conseguiram o status de rico. Os emergentes serão nessa época, Brasil, Bolívia, Paraguai, Serra Leoa etc.

Um comentário:

  1. Caro Amigo, merece uma análise importante, realmente o que verdadeiramente somos...
    Quando adolescente já via os adultos dizerem, "O BRASIL É O PAIS DO FUTURO", eu ficava de alguma forma contente, o tempo passou, hoje sou adulto, papai foi embora, e o Brasil ainda procura esse futuro; meu Deus!!!!
    Meu conhecimento é mirrado, mas gostaria de saber se temos de verdade condições para sermos mais fortes economicamente, temos?

    ResponderExcluir