quinta-feira, 25 de novembro de 2010

NEOLIBERALISMO


A evolução do capitalismo no século XVI apresentava uma desenvoltura que esbarrava em um dos problemas, o mercantilismo, onde o Estado interferia substancialmente na economia e nesse momento feria umas das leis mais importante da economia que era a competitividade. Não há como competir com o Estado, daí surgiram correntes a favor do liberalismo econômico, onde o Estado ficasse fora da economia e o mercado fluiria pelas leis naturais.
No inicio do século XX, se admitia regulamentação e uma pequena intervenção do Estado, chamou-se então de NEOLIBERALISMO.
As reformas administrativas de Getulio Vargas foram contrarias a esses princípios. O país se tornou ambíguo com economia Estatal e Capitalista onde a primeira desfazia o que a segunda construía, caminhamos em direção a pobreza, com ausência do Estado naquilo que era essencial e que daria suporte ao desenvolvimento do país.
Veio o Costa e Silva repetiu os erros de Getulio Vargas, criando em suas reformas administrativas mais de 300 estatais, resultou num milagre econômico de pouca duração. Culparam o aumento do preço do petróleo. Não foi, mesmo que o petróleo tivesse mantido o seu preço de U$ 3,00 cairíamos no mesmo colapso que mergulhamos na década de 80.
Então Collor de Melo depois de um vasto período de desastroso governo, deu o pontapé nas estatais iniciando as privatizações. Acredito que ele nem sabia que atirava o país para o Neoliberalismo. A esquerda gritou contra, infernizou, mas, prosseguimos. O país começou a mudar, a credibilidade dos mercados brotaram e rapidamente as reservas avolumaram-se.
Itamar, mesmo de má vontade continuou o processo e finalmente FHC acelerou sem, no entanto, consolidar.
Em 2003 a Esquerda assume o governo com um Projeto ambicioso de Poder, criticando, mas sem alterar o processo de avanço do Neoliberalismo no país, a principio.
As esquerdas, assim como muitos intelectuais, tem um inflexível discurso. Embora tenham falhado no mundo inteiro, eles não revêem. Não perceberam a queda da muralha de Berlin, e quando as coisas se acomodam repetem os erros, paralisam o processo, criam novas estatais e ressuscitam outras, afinal os prejuízos não são visíveis ao eleitorado. O importante é salvar o discurso e não país. Bonito, é se declarar socialista. Percebem, mas não admitem que é o liberalismo econômico que está dando certo, portanto, é necessário execrá-lo, faz parte do belo discurso da esquerda. Os bons resultados responsabilizam o Presidente, ele sim, é milagroso, consegue transformar o país sem fazer reformas. É um verdadeiro milagre.

2 comentários:

  1. Tio, adorei este seu post, sempre que posso leioooo... mil bjos
    Tete

    ResponderExcluir
  2. Gostei do post!! A leitura é facil e tabém bem informativa. Muito bom!
    Jeh

    ResponderExcluir