terça-feira, 25 de junho de 2013

AÇÕES PRÁTICAS DE COMBATE À CORRUPÇÃO


 
Jogar com a paciência e a inocência da população sempre foi o forte do PT desde o seu princípio e, ao assumir o Poder, se aliou a um exitoso trabalho de marketing. O marketing não substitui o bem ele apenas maquia o ruim, não muda a realidade.
Nesse sentido a presidente tenta, através de um pronunciamento, conduzir uma situação que transbordou se fazendo de desentendida.
A população pede o combate à corrupção porque percebe que as melhorias (saúde, educação e segurança) acontecem nas publicidades do governo. A população sabe que sem um combate à corrupção, e uma melhoria na gestão, não adianta ampliar recursos financeiros nesses setores.
A iniciativa não é mexer na Constituição como quer a presidente. Queremos sentir segurança de que o combate a corrupção está além da exposição de intenções, a clareza inexistente dessas prioridades não permite credibilidade nesse governo. Ações mais concretas como poderemos enumerar:
-          Evitar impunidade com a prisão dos condenados do mensalão, legalmente a presidente não teria interferência direta, mas indiretamente existe no ar um odor de manipulação para anular o julgamento da ação penal 470.
-          Judiciário independente com a mudança na forma de se nomear ministros do Supremo, dos Tribunais Superiores, Desembargadores e dos Tribunais de Contas tanto da União como dos Estados, evitar possíveis confusões entre interesses partidários e da Nação.
-          Investigações sobre denuncia de políticos e gestores do andar de cima que fazem tráfego de influência e recebem a propina com o nome de consultoria.
-          Investigações denuncias de trafego de influência do ex-presidente Lula com empreiteiras do governo e sendo compensado com caríssimas palestras.
-          Esclarecimento sobre o caso banco Panamericano que o governo comprou quebrado, saneou e depois devolveu para Silvio Santos.
-          Investigação da DELTA que, durante a CPI do Cachoeira, houve grande suspeita de financiar não só o Demóstenes Torres como quase todo políticos, mas a base do governo se moveu para que não acontecesse as devidas ações investigatórias.
-          CPI da Petrobras para esclarecimento de muitas irregularidade, trafego de influencias na gestão de Sergio e aquisição por mais de U$ 1 bilhão uma refinaria que um grupo belga havia comprado como sucata por U$ 32 milhões. Tanto era sucata que a Petrobras nunca conseguiu refinar petróleo.
-          Investigação sobre as acusações de enriquecimento ilícito do filho de Lula.
-          Investigações do caso Daniel Dantas, que o PT acusava de fazer maracutaias no governo FHC, mas que silenciou na gestão petista.
-          A presidente não se posiciona contra as PECs 33 e 37, significa que não tem interesse de coibir a impunidade.
-          Investigações da participação do ex-presidente Lula como mentor intelectual do mensalão.
-          Investigações do caso Rosemary. D. Pedro I do século XXI cria um cargo para abrigar uma mulher acusada de ser amante, o pandemônio público/privado.     
-          Explicações; por que tantas obras inacabadas? Como a transposição do rio São Francisco ou obras mal acabadas como a ferrovia Norte-Sul.
 
  -  A omissão em mudar as leis que favorecem a impunidade de marginais que cotidianamente ceifa a vida de centenas de brasileiro com se estivéssemos em plena guerra. A alteração da maioridade penal para 16 anos onde 92% da população deseja, (eu já defendo para 14 anos) mas que por questões ideológicas absurdas torna a presidente insensível.