domingo, 31 de março de 2013

AUTORITARISMO DA VERDADE

Assistimos nos últimos meses protestos que em sua maioria tem procedência, no entanto, em várias oportunidades o silencio é a resposta para malfeitos que envolvem os políticos pertencentes ao PT, são inúmeros esses momentos ocorridos nos últimos tempos e, os de sempre, constituídos por militantes de “esquerda” quem escolhem a quem protestar.

Protestam contra Renan Calheiros por assumir a presidência do senado, mas se calam quando o mensaleiro Genuíno condenado assume uma cadeira na Câmara dos Deputados.

Protestam contra o deputado Feliciano Por assumir a Comissão de Direitos Humanos, mas se calam na indicação de João Paulo Cunha e José Genuíno, ambos condenados, para a Comissão de Constituição e Justiça.

Sem justificativa racional protestaram contra a blogueira cubana Yoani Shánchez em sua visita pelo Brasil.

Silenciosos diante da acusação de que Lula vende palestra, faz lobby, viaja em jatinhos de empreiteiras que prestam serviço para o governo. Não justifica dizer que ele está fora do governo, pois Lula é mais que um estribeiro-mor ou um condestável, senão a primeira, é certamente a segunda pessoa mais poderosa da república brasileira, exerce mando em muitos ministros, inclusive lhes dar aconselhamentos. Como bem disse a revista Veja, por Daniel Pereira: “É inegável que Lula no poder sempre demonstrou prazer em fazer aquilo que a Constituição, as leis, a liturgia do cargo e o bom senso proibiam. Fora do poder, ele continua transgredindo”. Só vejo perdão e uma autorização explicita de que pode permanecer nesse comportamento que não será incomodado por esses manifestantes, ao contrário quando esse mau exemplo é questionado por setores da justiça o movimento sempre é de apoio só porque ele representa a garantia de meia dúzia de intoxicados de ódio por grupos políticos que julgam imundos por serem acusados de corrupção e responsáveis pela miséria, ou por falta de ética, e os atuais formadores de miseráveis e corruptos companheiros que exalam os mesmos odores, talvez, com mais intensidade. Distribuição de dinheiro não elimina a miséria, consolida o “status”, serve de manipulação da opinião popular.

Por que são merecedores de complacência? É um comportamento perigoso para a democracia porque foge do princípio da igualdade e o surgimento do autoritarismo da verdade, quando ela passa a ser ditada segundo dogmas ideológicos.

quinta-feira, 28 de março de 2013

MUDANÇA ANTES QUE TARDIA


A frase, em latim, escrita na bandeira mineira: libertas quae sera tamen, que significa Liberdade antes que tardia, sempre deveria ser lembrada com mais frequência, uma referencia, também, a mudanças antes que tardia, que carece de determinações que a vida exige no sentido de alcançar objetivos, então, para se obter o sucesso temos que vislumbrar quem consegue êxito, no sentido contrario o fracasso é inevitável.

O Brasil sofre do mal de não conseguir se livrar de consensos formados equivocadamente onde, sempre, damos atenção às experiências de países fracassados, enquanto condenamos a metodologia de sucesso em poucos países, isso acontece porque a maioria dos intelectuais brasileiros, acreditam que a permanência desses raciocínios um determinado momento se tornará verdadeiro, ou talvez porque o país não precise dar certo.
No blog do Caio Hostilio ele falou o seguinte
:
“Pois não é que Eduardo Campos passou um litro de óleo de peroba na cara de pau e disparou que Serra lutou pela redemocratização desse país e até foi bom para a economia? Lutou aonde, cara pálida? Antes não fez nada e durante a redemocratização, isso ele ainda no PMDB, era uma figurinha bem apagadinha. Quanto a parte econômica ele se destacou ao vender o país para o capital estrangeiro e ficou super conhecido quando da máfia dos sanguessugas!!!”
Ele se refere a José Serra como um nefasto que vendeu  o país para  capital estrangeiro. Prossegue mais adiante:
“Eu sinceramente não sabia que o PSB algum dia foi favorável as privatizações canalhas feitas pelos tucanos, que se Sergio Motta estivesse vivo levaria todos para cadeia!!!”
Está claro que o blogueiro condena as privatizações, certamente porque não atentou no que houve de errado no desempenho da nossa economia que culminou na hiperinflação dos anos oitenta que se estendeu até a segunda metade dos anos noventa.
Serra é acusado de ser o mentor da privatização da Vale do Rio Doce que tem sido um componente no equilíbrio da balança comercial brasileira. 
No caso de Caio que mora numa cidade que se desenvolve, apesar de Sarney, São Luis,  ele ainda não percebeu que sua cidade foi beneficiada por essa concessão, como preferem os petistas falar, ou talvez acredite que o governo teria capacidade de gerir a exportação desse volume de minério de ferro  que faz diferença nas contas externas, que esse governo tivesse o mínimo de competência para de criar toda a logística na ampliação de um porto (Porto da Madeira) na velocidade necessária que possibilita o país ser o grande exportador de minério de ferro. Não percebe que o governo Federal não dá importância devida a esse potencial que é o porto do Itaqui, pelo calado que possui (chegando até 23m de profundidade). Quanto tempo o governo federal leva para construir um píer no Itaqui? A Vale, na iniciativa privada, constrói com mais rapidez no porto da Madeira.
Será que pessoas como Caio não percebem que o que deu certo neste país, foram as privatizações, seja tucana, do Itamar, ou do Collor. Se houve irregularidades no processo, já houve tempo suficiente para o governo seguinte apontar e não ficar no subjetivo, que privatizar está sendo uma tabua de salvação deste governo.
A exemplo da Vale, se a Petrobras tivesse sido privatizada, a refinaria do Maranhão já  estaria funcionando e não cancelada após um gasto de mais de R$ 1,5 bilhão em serviços de terraplenagem. Esse governo se enquadra muito bem no que disse o economista americano  Milton Friedman, no passado se referindo ao Brasil, (1912-2006) “Se puserem o governo federal para administrar o Deserto do Saara, em cinco anos faltará areia”.
As mazelas e os equívocos vêm de muito longe, o problema são às dificuldades de mudança e quando surgem as possibilidades, mesmo movidas pelas circunstâncias, não faltam os pensamentos tendenciosos para confundir a opinião popular.

O MILAGRE DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR



O êxito de um gestor público nem sempre é a realidade, mas o que pode transparecer, e neste caso a eficiência é por conta do trabalho de marketing.

Situada na Ilha de São Luis MA, a pequena cidade de uma extensa área territorial limita-se com a capital, que, em decorrência do crescimento acelerado, invadiu as áreas vizinha tornando São José de Ribamar a terceira população do Estado com ameaças de se tornar a segunda  em breve, consequentemente se tornou a terceira arrecadação de IPTU, passando a arrecadar de uma extensa área e aplicar numa restrita, isto é, na sede do município, dessa forma se pode obrar maravilhas, mostrando somente a região beneficiada.

Vamos apresentar a situação em outras partes do município que, normalmente, só é considerada para efeito de arrecadação:

São José de Ribamar - MA

Onde deveria ser uma avenida (Arthur de Carvalho) é um lamaçal e buraqueira sem limites


Os gestores não atentaram para o intenso trafego de veículos


Nem mesmo os condomínios sensibilizam as autoridades


Loteamento Araçagi que para o município só serve de fonte de arrecadação, um terreno sem construção é cobrado de IPTU no mínimo R$ 102,00, sem distribuição de água, deveria ter isenção.





domingo, 24 de março de 2013

O CUSTO DA IMENSA POPULARIDADE DA PRESIDENTE



Diz o ditado popular, que se conselho valesse alguma coisa não se dava se vendia. A nossa presidente, no seu primeiro ano de governo, andou dando conselhos por aí, pela Europa e pelos EUA de como turbinar a economia, engraçado que ela não consegue fazer o mesmo no país que governa, tanto que crescemos menos que os EUA no ano passado, com uma diferença bem significante. É aquela história de que todo mundo tem na ponta da língua a solução dos problemas do próximo, só não tem a solução de seus próprios problemas. Depois de ter se convertido ao cristianismo, se empolgou bastante com a eleição do novo Papa correu para o Vaticano com uma extensa e onerosa comitiva para dar conselhos ao Papa. Na sua primeira entrevista falou que iria aconselhar o santo pontífice de como acabar com a fome no mundo, pois o Brasil estava com essa “tecnologia”, mas depois não falou mais dessa forma, acredito que deram-lhe outro conselho de não apresentar essa tecnologia porque correria o risco do Papa responder: Também temos uma mais eficiente que a vossa, a multiplicação dos pães e dos peixes deixado por Jesus Cristo.

É perceptível que para Dilma o país deslanchar no desenvolvimento econômico não é o importante, e o objetivo e seu sucesso está em manter uma popularidade alta e crescente, e a consolidação da sua reeleição. As últimas pesquisas demonstram que a presidente é um triunfo e que seu governo é um verdadeiro êxito.

Este raciocínio está explicito em suas ações. O seu governo toma medidas para que o enfermo não morra, mas não consegue ações que possibilite a cura. Lógico, pois uma vez morto em suas mãos a reeleição segue o enterro. Ela não se importa com a série de problemas que ameaçam o país e com os erros grosseiros que consegue dissimular diante de uma população que o Estado nega a devida educação para conviver com a democracia. Não me refiro só às pessoas de pouca escolaridade, pois com a nossa educação alienante a maioria dos ditos “nível superior” são verdadeiros imbecis no que concerne a política. Conhecimento politico não é uma opção é um dever da grande maioria de patriotas que se emocionam com o hino nacional.  De que vale essa emoção que faz parte do jogo utilizado pelos tiranos para envolver seus súditos em seus propósitos de poder. Quando dá errado é fácil culpar o exterior. Tomar conhecimento das atitudes que devem seguir os governantes, para sairmos da eterna condição de emergente é um dever que deveria ser incorporação na educação e não submeter os estudantes a deriva da influencias ideológicas ultrapassadas como é muito presente em nossas universidades.



Saiu a noticia de que a China cancelou compra de soja do Brasil por causa da demora na entrega, os exportadores têm problemas com a morosidade dos portos. Dilma investe quase U$ 1,00 bilhão no porto de Mariel em Cuba, por amor ao regime, e deixa de fazer píer nos portos brasileiros, o que se vê as grandes fileiras de navios em São Luis, Santos, Paranaguá etc. Demoraram com a decisão de privatizar os portos.

Nossas contas internas não estão bem, ao contrário às contas externas, que só estão saneadas graças a exportação de commodities
.
Estamos cada vez mais importando gasolina por falta de refinaria que há oito anos o governo petista manifesta intenções de construir. Iniciaram duas refinarias uma em Pernambuco outra no Maranhão, agora veio a decisão de paralisação temporária com justificativas de que não são necessárias, como não? Se importamos do produto é porque nos falta. Será que a verdadeira razão não decorre do principio de sucateamento da empresa pelos  maus negócios que beiram à irresponsabilidade.

Na conclusão da ferrovia Norte-Sul se descobre que está mal feita e que pode desencarrilhar os trens.

A transposição do rio São Francisco, esperança de muitos nordestinos, depois de tanto dinheiro desperdiçado a sua conclusão é uma incógnita.

Muitas casas do PAC inundadas e com paredes rachadas, que deveria solucionar o problema de moradia das vitimas da enchentes. Blocos de apartamentos do PAC desabando antes do término da obra
.
A dificuldade de concluir obras necessárias para a evolução da economia brasileira como a hidrelétrica de Belo Monte.

Um governo que não consegue cumprir orçamento.

Não precisa acrescentar que as obrigações constitucionais de saúde e educação não melhoram e de segurança pioram.

Os escândalos de corrupção que o partido tenta sufocar, e a queda na qualidade da classe política fomentada pela luta de perpetuação de poder 

A inflação que sai do controle.

O que pode custar essa imensa popularidade da presidente?

Além da trucagem de fazer anúncios bons, aos olhos da população, no inicio das pesquisas de popularidade, a inexistência de oposição ao governo para mostrar esse elenco de erros ao eleitor, a distribuição de dinheiro é, sem dúvida, a grande operação de transformação de fracasso em sucesso, que a população resiste em perceber, vai nos custar o estrangulamento de uma oportunidade de desenvolvimento econômico proporcionado no Plano Real, que esse partido governista tanto fez para boicotar em sua arquitetura, mas que, no poder, estão conseguindo prejudicar com a cumplicidade da população, por desconhecer parâmetros de uma analise correta que qualifica um bom governante.

Acesso a pagina principal    

quarta-feira, 20 de março de 2013

SANTA IGENUIDADE



Se tratando de otários a história que temos a narrar poderia ser exequível, mas de pessoas que demonstram tanta esperteza, como os petistas deixam, no ar, no mínimo algo suspeito, ou, então, são mesmo incompetentes.

Os belgas, em 2005, compram, nos EUA, uma refinaria a Pasadena Refining System pelo valor de U$ 42,50 milhões de dólares.

Por esse valor, certamente, se tratava de uma refinaria imprestável, deveria constar o valor do terreno e a sucata.

No entanto, a Petrobras, achou conveniente comprar a metade, ou seja os U$ 21,25 milhões, por U$ 360,00 milhões.

Esse negócio feito no governo daquele presidente que criticou a compra de navios, pela Petrobras, no exterior como se o Brasil tivesse estaleiros e tecnologia para construção ou a empresa pudesse paralisar seu desempenho na produção e transporte de petróleo.

A história continua porque se a Petrobras tivesse abandonado o negócio estaria no lucro, vejamos por que.

Houve um desentendimento com os belgas e a Petrobras propôs comprar os 50% do sócio, que ficou acertado por U$ 700,00 milhões, mas desistiu, então, os belgas foram para a justiça ganharam a causa, e a estatal teve que pagar pela outra metade (U$ 21,25 milhões) o valor de U$ 839,00 milhões, um montante total de U$ 1.199,00 milhões pelo destroço, e fizeram os belgas transformar U$ 42,500 milhões em U$ 1.199,00.

Não sabemos quanto a Petrobras gastou para tentar colocar a refinaria para funcionar, que não funcionou. Só, então, foram descobrir que a refinaria era obsoleta e não servia para refino do petróleo brasileiro.

Tentaram se livrar do problema, porém, não botaram preço e o valor máximo oferecido foi de U$ 180,00, talvez a sucateira Maria do Carmo tenha se interessado.

Neste momento tenho muita saudade do PT na oposição, que não mediriam palavras para explorar o assunto como ele merece, diriam que esse negócio da China para os belgas fora realizado por gestores corruptos, e certamente sob vultosos pagamento de propina, de no mínimo alguns milhões de dólares com depósitos em bancos nos paraísos fiscais, mas, neste caso por falta de provas, temos que acreditar que foi uma mera santa ingenuidade.

domingo, 17 de março de 2013

INCOERÊNCIA


Nos primeiro trimestre deste ano, assistimos algumas agitações de protestos radicais contra:

- A visita da blogueira cubana Yoani Sànchez, por sua luta pela democracia em seu país.

- A posse de Renan Calheiros, na presidência do senado, por ter acusações do Ministério Público de corrupção.

- A posse do pastor Marcos Feliciano na comissão de Direitos Humanos.

Contra Yoani os protestos beiraram à selvageria  por um grupinho que defendem o erro, e que de longe representa os interesses do nosso país, gente educada por pessoas que sonharam um Brasil comunista, simpáticas às ditaduras asquerosas, como se desejassem protagonizar tais regimes no Brasil, tanto que não fizeram protestos contra o ditador Mahmoud Ahmadinejad quando este esteve no Brasil  em junho do ano passado, na Rio+20, inclusive, alguns, tomaram café com o ditador assassino, que faz do Feliciano um santo. Para eles mais vale uma ditadura consolidada que uma democracia em construção.

Renan e Feliciano são merecedores de protestos, mas não assisti contestação, com a mesma intensidade, contra a posse dos mensaleiros condenados, José Genuíno na Câmara de Deputado Federal, situação muito mais grave que a de Renan que ainda está na fase acusatória, enquanto Genuíno é um político condenado por corrupção, e nem contra João Paulo Cunha, também condenado pelo STF, que continua como deputado Federal, como se tivesse sido agraciado pelo Premio Nobel da Honestidade.

Que pessoal é esse, que não representa nem 1% da população, que escolhe de acordo com as conveniências ideológicas a quem denegar? Sãos os mesmos que fazem o diabo para satisfazer suas ambições de poder?

Mais uma vez as características da tirania se fazem presente na democracia brasileira, quando os rigores da lei são para amigos indesejáveis ou para adversários políticos, enquanto eles, pela nobreza, são merecedores da impunidade. Por isso tentam blindar o verdadeiro chefe da quadrilha, apontado pelo Marcos Valério, que por manobras escapou de ser incluído na ação penal 470,   conforme a Tribuna da Imprensa “Senadores da base aliada impediram, esta semana, a convocação do operador do Mensalão, Marcos Valério, para depor na Comissão de Fiscalização Financeira. Majoritários na comissão, os petistas, aliados com outros parlamentares da base aliada, derrubaram requerimento para Marcos Valério prestar esclarecimentos sobre depoimento dele à Procuradoria-Geral da República em setembro de 2012, no qual liga o ex-presidente Lula ao esquema do Mensalão’.


Como no Vaticano a culpa do desvio do dinheiro foi do mordomo, aqui para o PT,  deveria ser condenado somente o mordomo o Marcos Valério. que quando começa a falar os defensores da ética e da moralidade se juntam com os inimigos do povo, que deveriam ser os defensores dos interesses popular, que trabalham pela  consolidação da impunidade. Nesse momento Renan Calheiros é aliado.  

segunda-feira, 11 de março de 2013

MUTAÇÕES DA TIRANIA


A democracia é um regime de governo pensado ainda na Grécia Antiga, que deveria substituir a tirania, o seu pleno êxito não está sendo fácil até nos dias atuais em muitos países subdesenvolvidos, em decorrência das mutações que a tirania vem sofrendo para se ajustar ao novo sistema, que empresta a certas democracias as características de tirania. Vamos entender o que seria Tirania:

Para Aristóteles e Platão, "a marca da tirania é a ilegalidade", ou seja, "a violação das leis e regras pré-estipuladas pela quebra da legitimidade do poder" por si já determina a tirania. Uma vez no comando, "… o tirano revoga a legislação em vigor, sobrepondo-a com regras estabelecidas de acordo com as conveniências para a sua perpetuação deste poder". Os tiranos são ditadores que ganham o controle social e político despótico pelo uso da força e da fraude”.

O que se viu recente na Venezuela com a posse de Maduro como presidente interino foi uma das marcas da tirania que é a ilegalidade, A corrupção endêmica no Brasil é uma ilegalidade, como também, a violação das regras pré-estipuladas no código eleitoral e comumente quebradas pelo PT em antecipar o inicio das campanhas eleitorais. As fraudes detectadas pela ação penal 470 em aprovar leis e emendas constitucionais mediante pagamento a parlamentares, (mensalão) são características da tirania. Por serem eleitos, a principio, não poderiam ser ditadores, mas promovem ações de conotações tirânicas, e as determinações de extermínio da oposição são sintomas ditatoriais.

Como a tirania está sempre presente na democracia, já se fala na evolução da tirania, no blog PRINCIPIOLOGIA DO DIREITO se encontra, entre outras, uma citação sobre tirania:

 A tirania que não indicava uma ideia de dominação opressiva, mas uma forma de poder exercida por um indivíduo que detinha o poder de governar fundado em seu prestígio pessoal, no forte apoio militar, no apoio dos estamentos3 inferiores, comerciantes e gente humilde, separadamente da religião ou da hereditariedade, como se fazia na antiga monarquia".

Aqui no Brasil o prestígio pessoal de Lula não foi conquistado pelo apoio militar, mas pela distribuição de dinheiro, (mutação), com Hugo Chávez através da distribuição de bens.

Uma vez detentora do domínio sobre as massas, prossegue firme no seu objetivo de poder, “o tirano revoga a legislação em vigor, sobrepondo-a com regras estabelecidas de acordo com as conveniências”, como fez Chávez para continuar se elegendo eternamente, desejo que rodou a mente de Lula em 2008, como a imprensa noticiou, não fez porque, na época, não tinha maioria no Senado, mas outras leis incomodas estão na mira deles como a PEC 37 que o Roberto Gurgel acusa de manobra para tirar do Ministério Público o poder de investigação, como também a lei de controle da mídia, que deverá limitar a liberdade de imprensa.Para os tiranos infligir leis por eles deve ser uma conduta aceita pela justiça porque eles têm o controle social e político, e seus atos de ilegalidade não podem ser questionados.

O leitor pode me questionar: não estariam corretas essas ações sociais que Lula e Hugo Chávez fizeram, afinal, não ajudou os menos favorecidos?

Sim estariam, se esses pacotes de bondades não se revertessem em pacotes de maldades, se houvesse uma preocupação com a evolução pessoal da população para que o objetivo fosse a maturidade psicológica e financeira do individuo, assim que funciona uma democracia de sucesso, onde um bom gestor é visto pelas ações que exerce para a prosperação da economia e da população. o que está ocorrendo é o controle da opinião popular, (controle social). Ajuda financeira deveria ser uma exceção e não uma regra. Os efeitos colaterais são péssimos. Inclusão social se faz com boa educação e oportunidades.

Já falei em CARAS DE PAU que não foi o Lula o responsável pelo médio crescimento do país durante seu governo, porque não houve ações do Lula para melhorar o ambiente de negócios no Brasil, pelo contrário, a sua omissão conduziu o país para esse engessamento na economia que vivemos atualmente.

Veja também outra postagem sobre o assunto TIRANIA DEMOCRÁTICA

Acesso a pagina principal




domingo, 10 de março de 2013

SERVIDÃO VOLUNTÁRIA


A polemica na semana passada foi sobre o resultado das urnas na Itália, quando, para muitos analistas corresponde um não ao processo de austeridade fiscal que o país está submetido. Ninguém gosta de situações dessa natureza, pois se o remédio é indigesto o melhor seria não adoecer. Seria possível isso acontecer? É mais uma prova que a democracia saudável deve ser participativa, e depende muito da educação, mas nenhum governo quer educar a população para o processo democrático, gostam mesmo é de receber o cheque em branco e assinado pela população, que por sua vez preferem o comodismo do distanciamento, aí abre espaço para os democratas socialistas gritarem que o capitalismo está em crise. A crise é dos governos populistas e gastadores que infectam a economia, que não possui anti-corpos para ações que fogem as suas leis.

Etinne de La Boétie, escreveu, na França em 1548, o livro Servidão Voluntária, que diz “são as pessoas que dão poder aos tiranos. Por isso elas são mais dignas de desprezo do que os ditadores do ódio”. Ele tocou profundamente na ferida, quando diz que são as pessoas que dão poder aos tiranos, porém, devemos considerar que este comportamento é conduzido pela educação ou pela sua ausência, no campo sociológico a nossa educação é deturpada pela doutrinação ideológica socialista. Há interesse dos governos nesse processo de condução, como aconteceu em 2011 quando Haddad foi acusado de priorizar os livros que elogiavam o Lula e criticasse Fernando Henrique, sem se importar com a verdade, somos educados de acordo com as verdades governistas. Para eles, é melhor estimular, nas escolas, a leitura de Machado de Assis à de Boétie. 
     
A democracia ensinada em nossas escolas ainda se limita aos pensadores gregos da antiguidade. Onde tudo deveria começar surge a lacuna que fragiliza a base de todo o sistema, o resultado é caminho sinuoso de anúncios de surpresas desagradáveis. Prossegue pela doutrina política que se molda ao sabor de políticos inescrupulosos que só pensam na perpetuação do poder, e para isso se laçam ao vale tudo, roubar, mentir, enganar e, etc.

Quando eu falo que a nossa democracia é de péssima qualidade, alguém pode me tachar de pessimista, exagerado, mas não é. Vamos estabelecer as bases políticas da nossa formação democrática, que podemos descrever como uma imensa embarcação chamada de base governista, onde abriga todo tipo de polítoco, e uma canoa que ainda sobram alguns políticos opositores. A grande embarcação detentora do cofre público tem a facilidade de cooptação, e fazer manobras para formar correntezas e tentar naufragar o barquinho com poucos opositores. Como uma democracia pode sobreviver sem oposição? Não se defende a melhor proposta para o país, e sim quem pode oferecer mais, por isso a migração para a base governista é constante, nenhuma voz tenta evitar que se percam anos de sacrifícios em busca da estabilidade econômica, a gestora pode exercer a ditadura do poder, confunde a liturgia do cargo com interesses ideológicos pessoais sem a menor  cerimônia porque sabe que só uma minoria tem a percepção, como a minoria não elege, não tem importância. A população mergulhada no desconhecimento associado a um grupo de marqueteiros do governo, tendo a grande mídia de massa como cúmplice, fica o país à mercê da sorte e termina concedendo poder aos tiranos, dessa forma, erros grosseiros são convertidos em bondades.

Mesmo com o PIB risível a presidente apela para a fanfarronice na televisão: “quando há espirro no exterior, o Brasil não pega pneumonia”. Não precisa da contaminação externa, o país já apresenta sintomas de doença na economia. Comemora o baixo nível de desemprego, mas não explica a razão da alta violência do país. No inicio de cada dia deveria se perguntar. Quem são os 160 brasileiros que serão assassinados hoje? Porque essa violência? O índice de desemprego depende da procura, milhões de brasileiros sem qualificação e que não buscam capacitação, não procuram emprego porque não querem o salário mínimo, são alimentados pela esperança do governo resolver, um dia, a tão prometida dívida social, outros milhares estão na violência ou prisões. Tranquilamente prossegue a política da dependência.

sexta-feira, 8 de março de 2013

IMPOSTURA



O entendimento democrático carece de normas e leis para evitar atrapalhações, pelo menos é o que acontece em democracias saudáveis, diferente daquela que se forma  em alguns países da America do Sul, onde prevalece interesses de facções, onde as interpretações estão sob o julgo da parcialidade ideológicas, mesmo aquelas ultrapassadas.

Interferir na soberania de outro país é quando se discorda, no meio do jogo, das leis daquele país por contrariar pensamentos pessoais de um ou mais chefes de governos. É o que aconteceu no ano passado com o Paraguaia, que sofreu mais uma violenta decisão brasileira, porque lá se fez cumprir a constituição que não agradou a Cristina, Dilma e Chávez, nos que no cabe, não desagradou o nação brasileira mas a pessoa da presidente e seus seguidores ideológicos.
   
No caso da Venezuela, onde Maduro assume a presidência interinamente contrariando a constituição venezuelana as senhoras Cristina Kirchner e Dilma Rousselff se calaram, não falaram em expulsar a Venezuela do combalido  Mercosul, pelo contrário estão sendo cúmplice do farsa.

O motivo da minha estranheza não é que me preocupe com a Venezuela em cumprir rigorosamente a sua constituição, sim porque a barbaridade imposta ao Paraguaia, consta como mais uma ação truculenta do Brasil contra aquele país, prova que se tratou de uma improbidade contra o nosso vizinho e não por razões de contrariedade às regras democráticas como foi grosseiramente justificado na época.

Este tipo de democracia que já me referi neste blog, como eles chamam de democracia socialista, de fácil adaptação em países pobres e políticos inescrupulosos,  está fundamentado, em primeiro plano no domínio das massas através de "ações sociais". Quem pode ser contra ações sociais? Ninguém, mas as autênticas ações sociais eles não aprimoram que seria uma educação de qualidade no ensino público, não é conveniente pois torna o povo independente, atendimento de saúde, preferem a distribuição de dinheiro porque serve como nocaute às reações de massa e cooptações para angariar votos e popularidades
.
No segundo plano, o controle da imprensa, e de jornalistas através de contratos milionários, ou porque muitos meios de comunicações são concessões do governo,  fica no ar sempre uma ameaça virtual.

No terceiro plano, tentam moldar a justiça a sua imagem, e o legislativo é neutralizado pelo fisiologismo.
Aqui no Brasil moldar a justiça não tem dado muito certo, tanto que houve condenação na ação penal 470 (mensalão), mas as tentativas são constantes, é o único ponto que diferencia a nossa democracia da Venezuela, mas com legislativo foi um sucesso.



Tudo sob controle, sentem-se dominadores, interpretam as leis de acordo com suas conveniências. Uma democracia arejada não permite isso. Qualquer vontade de contrariar a constituição apela-se para a inocência da população, beneficiários das tais ações sociais, como validadores, que na verdade são vitimas de um futuro duvidoso.

acesso a pagina inicial  

quarta-feira, 6 de março de 2013

POLÍTICA DA SOBREVIVÊNCIA



Eu sou um critico negativo de Hugo Chávez, mas quem deve dizer se Hugo era bom ou ruim é o povo venezuelano, onde um pouco mais da metade da população o aprovava, no entanto,  não muda meu pensamento que é baseado em fatos e conseqüências.

A democracia tem suas facetas, existe aquela que convive muito bem com o capitalismo onde a evolução do sistema gera oportunidades a todos aqueles que buscam através de esforços pessoais e conseguem sucesso, é perfeito. Existe a democracia conflitante com o capitalismo e sua condução leva a dependência da maioria  da população ao Estado, e como a felicidade é um estado de espírito, às vezes basta uma convenção para o alcance dessa felicidade, as vítimas são os menos esclarecidos, que se contentam com a subsistência. É limitante e ameaçadora por não ser sustentável, muito confortável para os autocratas.

Chico Pinheiro disse no Bom dia Brasil que Chávez “mudou a face da Venezuela”, mais adiante outro repórter fala que Chávez multiplicou por três o PIB da Venezuela que era de U$ 97 bilhões em 98, e agora é de U$ 330 bilhões, tudo parece justificar as razões da imensa tristeza da maioria da população pela morte do líder, mas falam, também, em inflação em torno de 25% ao ano, desabastecimento, alto índice de violência, contas públicas deterioradas, quase inexistência de investimento produtivo, dependência externa de produtos de consumo e bens duráveis, refino insuficiente de petróleo para abastecer o país, e etc.

O problema é que não explicam o porquê desse cenário e não o qualificam como desastroso, para não expor a imagem do caudilho.

Chávez não multiplicou por três o PIB do seu país, o milagre está no aumento do preço do petróleo multiplicado por sete entre 1998 a 2012, como mais de 50% da economia da Venezuela é petróleo se explica a mágica. Quanto à mudança de face, houve uma melhora na vida dos mais pobres, mas permanecem pobres com tendência de risco, obstruído qualquer chance de mudanças mais consistentes.

E o panorama lamentável que Chávez não teve habilidade de evitar? Ninguém explica o futuro incerto.

De concreto Hugo desperdiçou oportunidades com a alta do petróleo, e proclamar a independência financeira do povo,  limitou-se ao populismo e a retórica de eleger os EUA como o inimigo potencial quando um depende do outro, fazem fabulosos negócios  em torno de U$ 50,00 bilhões anuais, algo dez vezes superior à balança comercial com o amigo Brasil. Eita inimigo porreta.

Acesso a pagina inicial 

sábado, 2 de março de 2013

BAZÓFIA


Em certo momento a presidente Dilma Rousseff, direciona ao Fernando Henrique Cardoso uma carta, que fala o seguinte:

“O acadêmico inovador, o político habilidoso, o ministro-arquiteto de um plano duradouro de saída da hiperinflação e o presidente que contribuiu decisivamente para a consolidação da estabilidade econômica”.

Agora ela diz: ‘...Nós sabemos que nós construímos essa década com o tecido da esperança e com o tecido do futuro...”. “Nos não herdamos nada, nós construímos”.

Em que momento Dilma não fala a verdade?

Nenhum momento eu ouvi Dilma dizer de que maneira “nós construímos”, a estabilidade econômica. Com o tecido da esperança e do futuro? Deveria ser mais explícita.

O discurso da presidente na comemoração dos dez anos do PT no poder, mergulha com toda sua capacidade de pretensão, na busca do convencimento de quem fala a verdade, quando o que se vê é a distorção da realidade de um processo de mudança no país que começou muito atrás. O que demonstra a real artimanha da gestora, o embuste contido em suas palavras, que trata todos os brasileiros como desatentos, e aproveita o silencio e, a passividade cívica de muitos brasileiros inocentes e os humildes que acreditam estarem no lucro por receber as migalhas do governo. e de uma oposição quase inexistente.

Como economista Dilma sabe que não se combate miséria distribuindo tanto dinheiro, já ultrapassa a soma de R$ 20 bilhões ao ano, até porque ela comemora um baixo índice de desemprego, o que é um indicativo de que não existem tantos miseráveis.

Eu já falei neste blog sobre o assunto, que o país melhorou nos últimos anos, não por feitos petistas, mas por esse plano duradouro que a presidente se referiu, o Plano Real, que o PT, muito tentou frustrar na sua edificação. veja aqui Vale o velho ditado diz: “quem tem boca diz o que quer”. Eu completo: as conduções das nossas palavras são a expressão de nosso caráter.

O que estamos assistindo é o desmonte desse plano que poderá deixar de ser duradouro, a exemplo o extermínio que estão fazendo com a Petrobras, empresa vital para o nosso desenvolvimento.

Durante todo ano passado, no seio da população brasileira pairava a ideia de que os EUA estavam em crise e não crescia, e que o Brasil estava melhor, crescendo e desenvolvendo bem, abriu-se a caixa preta dos resultados, se verificou tudo ao contrário, enquanto o Brasil cresceu 0,9% os EUA cresceram 2,2%, olha que essa taxa para um país desenvolvido é muito boa. Essa falseta foi possível com a cumplicidade da mídia, que necessita dos contratos milionários do governo e nesse momento o governo sabre cobrar parceria.

Todo brasileiro sente que a inflação de 2012 não foi só 5,8%, Nada teve acréscimo inferior a 12%,é nesse momento que começa a perversa ilusão de ganho real no salário mínimo e aposentadorias que são reajustados, um pouco acima da inflação, sem, no entanto, cobrir toda a inflação real. Na verdade o PT conduziu o país para uma situação complexa de baixo investimento, inflação alta, baixo crescimento, contabilidade criativa, maquina pública pesada, tributação complicada e altíssima que, certamente, não sustentará às recentes quedas de juros, que ainda são altas.

A Presidência da República não é um produto qualquer que basta um excelente trabalho de marketing para transformar a ineficiência em eficiência, pois tem conseqüências profundas na sociedade, e esse é o nosso produto desde os primeiros dias da República. 

A nossa mal contada historia impede que na educação de novas gerações sejam visíveis realidades de que governantes mistificados como pais dos pobres, nada mais foram, que verdadeiros geradores de milhões de miseráveis com suas ações equivocadas, por isso os erros se repetem, e, dessa forma, vivemos num circulo vicioso de bons momentos alternados com momentos menos favoráveis. Não culpem a crise européia, ela tem influência sim, mas não é o responsável pelo desastre desse resultado do PIB de 0,9%.

Esse governo só toma medidas mais acertadas quando conduzido pela correnteza dos maus resultados, é levado a tomar decisões nessas circunstancias como o caso das privatizações, que, irresponsavelmente, criticou e agora se encontra sem alternativa. Portanto, não há méritos caso se confirme a reeleição da presidente, pois dentro das circunstâncias que construíram, só demonstra que as facetas se alteram nas modalidades, mas não perdem seus efeitos perversos.

Acesso a pagina inicial