sexta-feira, 31 de agosto de 2012

RESSENTIMENTO


Por algum tempo ouvia-se comentar na impressa a informação de que Luis Antonio Pagot, ex diretor do Dnit, estava interessado em depor na CPMI do Cachoeira, parecia disposto a revelar alguns fatos importantes com relação a arrecadação de dinheiro para a campanha da presidente petista Dilma Russellf. Eu duvidei muito que iria fazer algum detalhamento comprometedor.

A base aliada relutou, mas finalmente nesta última terça feira aconteceu o depoimento. Foi o que eu imaginava, ele usou o tempo para auto-elogio e mandou um recado de que estava vivo e sabe muito.

Conforme Pagot, foi-lhe incumbido, pelo tesoureiro da campanha do PT, de pedir dinheiro para as empresas menores e  quanto as maiores seria feito lá por cima. Assim ele procedeu e arrecadou uma boa quantia, mas que se sentiu mal depois porque aquilo não era ilegal, mas também não era ético.

Eu pergunto: se ele não tivesse sido demitido como corrupto do Dnit, teria se sentido mal? Poderia, mas não diria a ninguém, pois se falou é porque está ressentido. 

Partindo da teoria de que ninguém dá nada a ninguém, deveria, sim, ser crime executar tais procedimentos, considerados normais. As doações de campanha deveriam ser espontâneas, realizadas em conta bancaria com depósitos em valores limitados, daqueles que estariam dispostos a contribuir por motivação ideológica. Do jeito como está ocorrendo  as empreiteiras fazem investimentos. Elas vão querer obras superfaturadas carimbadas pelo candidato auxiliado, como o próprio depoente se referiu a Demóstenes que lhe proporcionou um jantar em sua residência para lhe fazer uma solicitação de favorecimento a DELTA, mas recusou.

Se as solicitações nas empreiteiras maiores eram feitas pela cúpula de cima, então a DELTA não deve ter faltado nesta relação, principalmente por ser a mais beneficiada no Programa do PAC, por conseguinte a DELTA deve ter feito contribuições monetárias para a campanha da eleição da presidente. Neste caso Pagot está correto no ressentimento,  a faxineira no período das eleições de 2010, era amável, e não teve com ele o mesmo comportamento  de severidade  proibindo qualquer ação de arrecadações financeiras com as empreiteiras, como naquele fatídico sábado de demissões.

A certeza, a verdade, nesse mal odor, é que o governo é veloz e eficaz para cobrar impostos dos brasileiros, e lento em ações que beneficie a população. Obras escassas e caríssimas.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

TORTURA CONTEMPORÂNEA


Nos tempos de busca a torturadores da república brasileira, pela tão justa presidente da república Dilma Russeff, seria oportuno uma investigação pela Comissão da Verdade dos torturadores contemporâneos do  governo petista.

Uma pessoa que há mais de sete anos, viu sua vida mudar, por perseguição de repressores por se  negar a ratificar, com sua assinatura, uma fraude de R$ 60 milhões contra o Banco do Brasil, e atualmente vive de favores de familiares e amigos, porque além de perder o emprego onde ganhava um bom salário, ninguém mais quis empregá-la. É verdadeiramente uma das piores torturas que pode ser acometido a um ser humano. É a tortura que só acaba com a morte. O crime foi ser digna, honesta e não aventureira

Falo de Danevita Magalhães, uma negra que muito nos orgulha, e nos faz sentir que o Brasil tem gente digna e ainda vale à pena lutar pela moralidade administrativa dessa nação.

Isso mesmo, esta senhora se negou a assinar o repasse no valor acima citado para irrigar o mensalão através de uma das empresas de Marcos Valério a DNA. Perdeu o emprego e foi perseguida, sofreu ameaças de consequências trágicas a seus descendentes se falasse. Não consigo ver tortura pior, porque as outras praticadas, nesta república, na segunda metade do século passado pode ter sido, algum momento, tão dolorosa mais teve fim, passou. Essa é permanente. Cabe da nação um reparo, séria a mais nobre reparação que um contribuinte brasileiro poderia ver gasto pelo erário. 

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

APESAR DO GOVERNO


A safra 2011/2012 novamente bate recorde, o governo comemora, mas a inflação sobe justamente pelo aumento nos preços dos alimentos. A justificativa é imediata, quebra da safra americana. É assim quando acontece algo de bom na economia movido por cenário favorável externo, é o governo o responsável, é a boa gestão "nunca acontecida antes na historia deste país", quando é o contrario a culpa é da Europa, dos EUA etc. O governo nunca faz nada errado, também ninguém fala, que mesmo com a quebra da safra americana eles conseguem produzir só de milho 1,5 vezes mais que toda produção de grãos brasileiros. Com todo esse recorde a nossa produção é fraca, a safra deste ano deverá crescer 2% comparada com a anterior, algo em torno de 3 milhões de toneladas para se chegar a 166 milhões de toneladas, isso porque o Brasil é o maior país do mundo em área agricultável, temos mais terras para plantar, portanto condições de produzir mais que os EUA, mas conseguimos nem produzir o sufiente. Quais são as nossas limitações? Ou é porque o governo não leva a sério a produção de alimentos? Vejamos:

O governo se contenta em auxiliar o financiamento à produção cuja facilidade de acesso não é linear, esquece de fazer infra-estrutura para o escoamento da produção desestimulando a produção.




Na votação do Código Florestal, neste ano, se percebia uma intransigência do governo com a ala ruralista, levando, a presidente a dar declaração desnecessária. “Este código não será o sonho dos ruralistas”. Parece que o desejo seria peitar os produtores de alimento, e mostrar a ala socialista, ambientalista, etc. que os que enriquecem no meio rural não terão facilidades. É o exemplo daquilo que eu falei na postagem anterior: conseguem tomar medidas capitalistas, mas não possuem o espírito. É esse o mais sério de nossos gargalos. Amalgamar tendências socialistas no processo de evolução de nossa economia, não é nada novo, procede desde o equivocado governo de Getulio Vargas.

Os governos sempre encontram desculpas para apresentarem no momento do fracasso. Como aconteceu com o milagre econômico dos militares na década de setenta. Delfim Neto, culpou o aumento do preço do Petróleo. Claro, quando se fracassa economicamente, fica sem dinheiro para comprar o que necessita. O pior é que essa desculpa entrou para os livros didáticos que ensinam errado o estudante brasileiro. A idéia de Estado Forte na economia permanece como possibilidade viável.

Veio, então, o Fernando Henrique Cardoso, socialista light, porém a situação era tão crítica, na época, que ele não teve tempo de brincar de socialismo e fez o que deveria fazer para organizar o governo e oxigenar a economia. No entanto, ele criou em 1999 o Ministério de Desenvolvimento Agrário e encheu de pensadores socialistas, com isso não souberam definir o caminho do Desenvolvimento Rural, para pelo menos aproximar a nossa produção da americana.

O resultado é esse, avançamos pouco na produção de alimentos nos últimos 10 anos, mas crescer 2% é bater recorde, é o que importa para o governo, porque o marketing sabe trabalhar a situação em favor do governo, bradam: “O Brasil bate recorde na produção de grãos”, aí vem junto a este recorde, inflação nos alimentos que afetará, principalmente, os menos favorecidos.

Imbuído nessa realidade, não sobra produção para manter estoques regulatórios do governo, deixando a solução para a sorte de não acontecer nenhum ano de vaca magra, determinado pelo ciclo climático.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

CHOQUE DE NEOLIBERALISMO



Nós classificamos a administração petista como temerária o que é caracterizada pela postergação de ações inadiáveis,  cometer erro para depois corrigir etc.

Na última quarta feira a presidente lançou um pacote de ações de privatizações que prefere apelidar de concessões, ações que deveriam ter sido realizadas no primeiro mandato do ex-presidente Lula. No entanto, preferiram utilizar tais decisões como lesa-pátria e disseminar em palanques para obter dividendos políticos, em suma manipular a inocência do eleitorado, crime de ética que só contribui negativamente na formação da nossa democracia, porque fere o princípio de credibilidade institucional muito necessário no processo.

Agora que a economia foi para o chão, estamos ameaçados de crescer menos que os EUA (em crise) este ano, embora, a mídia transmita para população que se trata de um recuo em decorrência da crise européia, mas a situação é muito mais grave que se possa imaginar,  Dilma sabe disso. Ela simplesmente não quer a persistência da paralisia, ou mesmo a quebra do país em seu governo, aí não tem jeito, ela amplia medidas que antes criticava. Mas não queira ser melhor que os outros, procure superar a si mesma, pois no governo Lula foi feito uma privatização de alguns trechos rodoviários sob a coordenação da ministra Dilma Russeff e não teve resultado esperado, as estradas continuam esburacadas, procure não repetir erros, já basta o profundo retardamento da ação.
   
É importante que a população entenda o seguinte: Ações dessa natureza não é uma questão de opção é uma necessidade para desonerar o Estado.

Acontece que a Constituição de 1988 tornou a maquina pública um elefante pesadíssimo, tanto que só consegue se mover lentamente, muito lento, com crescimentos econômicos baixos que não consegue mudar a realidade do país.


Cenário que, com crescimento econômico rasteiros, não vai mudar

Os presidentes anteriores deram inicio a um processo de emagrecimento, e uma dessas ações foram às privatizações, que muitos maliciosos românticos chamam de privataria tucana, embora tenha iniciada com Fernando Collor.   Com esses procedimentos e outros já citados neste blog o elefante pôde andar um pouco mais no governo Lula. Enquanto isso, Lula alimentou exageradamente o animal,  tornou a engordar, reforçando a falta de competitividade, o crescimento da economia foi para o espaço, com ameaças de demissão em massa, aí não restou outra saída para a presidente anti-privatizante. Para amenizar o vexame de ver a mascara cair, ela atenua, o processo, com o nome de Concessão. Neste momento, do lançamento da arrancada do neoliberalismo petista, seria oportuno um pedido de desculpa por parte da presidente ao povo brasileiro. Desculpe-me por ter jogado eleitoralmente com a inocência da maioria.

Incomplacente e malicioso, Lula em pronunciamento gravado para a campanha de Hugo Chaves diz o seguinte: “...hoje somos referencia internacional vitoriosa ao neoliberalismo...” delírio, tentativa de transformar uma mentira em verdade.

Isto mostra que este partido, cujo programa de governo é socialista, consegue mudar o rumo de medidas em direção a solidificação do capitalismo, mas não basta, porque para a economia necessita, também, do espírito capitalista que eles não possuem. Portanto, a continuidade da gestão petista é condenar o país a um eterno emergente.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

DEMOCRACIA BRASILEIRA


Na vida tudo é relativo, ou quase tudo, assim acontece com a  qualidade da DEMOCRACIA, a nossa comparando com muitos países latinos americanos  é excelente, sólida. Um julgamento como esse do mensalão jamais aconteceria na Venezuela ou na Bolívia. Porém comparada a dos Estados Unidos da America ou da Alemanha a  nossa democracia é frágil, incipiente, sombria, enigmática, ambígua e, etc. Nesses países mais evoluído um partido político não pagaria U$ 10,8 milhões com dinheiro sem origem para continuar existindo e ainda  debochar de que é o partido mais ético. Um ex-presidente acusado de chantagear um ministro do Supremo não seria chamado pelo Presidente em exercício para receber aplausos de onde deveria sair pedido de explicações, sob pena de impeachment.

Aqui existe uma democracia porque pratica-se o direito de ir e vir, porque a justiça funciona dentro  do profissionalismo de muitos juízes e promotores, embora as leis caducas e românticas deixam o Judiciário, muitas vezes, em situações embaraçosas de ter que colocar nas ruas criminosos profissionais e delinquentes.

Partindo do legislativo essa casa se deteriora pela inércia da maioria dos parlamentares e por priorizar a defesa de interesses pessoais ou de grupos políticos. O objetivo principal do legislador neste país, não é legislar, é conseguir a liberação dos recursos de uma  emenda parlamentar, para apresentar uma obra na sua região eleitoral, e o pior, é que a sociedade não percebe as ameaças desse cenário. Essa casa não demonstra o mínimo compromisso com os interesses democráticos do país. Expressar boas intenções, os parlamentares são hábeis, mas fazer ações para maior eficiência ao judiciário, quando acontece é feito em passos de tartarugas, em doses homeopáticas. Por indefinições de muitas situações o Supremo é obrigado a intervir. É uma casa caríssima. Os gastos desses parlamentares estão fora da realidade econômica do país, a da qualidade de vida do povo. Criam mais e mais vagas para abrigar novos parasitas. Que democracia é essa?

O que faz o Executivo? Tira proveito da situação porque tem a sacola do dinheiro,  joga combustível na fogueira da inoperância. Aqui não existe presidente e sim um imperador que anula o Congresso com favores. Liberar uma emenda parlamentar se torna quase um favor que pode ser ouvido em sussurros, “aos amigos os favores da lei e aos opositores os rigores da lei”. Dessa forma, a maioria dos parlamentares prefere ser amigo do Rei.  Nesse momento os recursos financeiros deixam de ser do Erário para se tornar pessoal, aí não se tem nenhum escrúpulo de deixar uma região a pão e água e outra com filé.

 Não seria  melhor o fim dessas emendas?  Os projetos partirem dos executivos estaduais e municipais direto para os órgãos federais.

Todos partidos fazem, mas tem os piores, que no momento da eleição muda cargos, nomeia pessoas que lhes possam produzir benefícios pessoais de conseguir votos para se reeleger ou eleger alguém do seu ciclo político, isso é peculato, mas se tornou tão comum que parece ser natural.

A agressão à democracia pelo executivo não para por aí, nos últimos anos existe uma visível tentativa de interferência desse poder no Judiciário, principalmente no momento da nomeação de Desembargadores e Ministros do Supremo. A palavra não deveria ser  nomeação, e sim uma escolha de um numa relação tríplice, e nessa seleção não pode ter interferência do Executivo. Aconteceu no governo passado, duas nomeações mereceram criticas da imprensa, a do ministro Ricardo Lewandowski e o ministro Toffoli, ambos têm demonstrado competência no exercício do cargo, mas existem momentos delicados, a exemplo da situação do julgamento do mensalão em ocorrência que o ex-presidente está dando o sangue para melar o evento histórico, adiando ou absolvendo os acusados. Se um deles tiverem  ações ou decisões favoráveis ao nomeador, a boca pode calar mais o pensamento jamais deixará de julgar como favorecimento. 

Estamos falando que a nossa democracia está num estado de construção, que no futuro poderá ser melhor ou pior depende da sociedade, da participação e não do distanciamento da política que se verifica.

O simpático Isaías Raw, Presidente Diretor do Butantã falou que “democracia é um subproduto da ética”. Cabe à população a observância e exigência de comportamento e nunca ser tolerante quando se trata de político carismático e místico.

O advogado de Roberto Jefferson, Corrêa Barbosa disparou no pronunciamento de defesa do seu constituinte. “Lula não só sabia como ordenou tudo isso”.  Chamou, ironicamente, o ex-presidente de pateta.

É uma acusação que todo mundo sabia, ninguém acredita que Lula é um pateta e que as tenebrosas negociações realizadas na sala ao lado envolvendo tanto dinheiro que em certos momentos necessitava-se de carro forte para o transporte de valores, não seria possível o desconhecimento do Chefão. Mas a população preferiu fingir acreditar na inocência entusiasmada pela ampliação da distribuição de dinheiro iniciado no governo anterior e pelo trabalho de marketing que fez do Presidente um gestor bondoso e eficiente.

Neste julgamento do mensalão seria uma oportunidade da revisão  quanto ao perdão dado em 2006 reelegendo o Lula. Quero dizer uma condenação pelo  eleitor é tão  importante quanto a condenação do STF, justa porque não se pode deixar alguém de fora só porque foi  criado uma falsa visibilidade ao mentor.

Por outro lado a sociedade pode continuar no comodismo e no distanciamento da política, no entanto, dentro dessa conjuntura, não pode exigir de um policial que, ganha em média um mil reais por mês, arrisque a vida enfrentando perigosos marginais com eficiência e competência.

A qualidade da nossa democracia depende muito da observância e participação popular, com manifestações baseada na sabedoria.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

PÁTRIA MÃE


“Dormia
A nossa pátria mãe tão distraída
Sem perceber que era subtraída
Em tenebrosas transações”

Este poema, outrora criado por Chico Buarque de Holanda, teria o objetivo de críticas a governos considerados corruptos,  pelo compositor. Era uma época que se pensava que a corrupção era galopante e o PT seria uma opção para a moralidade desta Nação. Tempos que o medo vencia a esperança, hoje o medo se materializou em um monstrengo capaz de iludir e subtrair volumes financeiros, jamais visto antes neste “paiz”.

Não me recordo de algum filho de Presidente da República ficar rico enquanto o pai era gestor. Por favor, me falem, e tudo parecer dentro da mais pura normalidade.

Por ironia do destino esse belo poema foi utilizado pelo procurador Roberto Gurgel na leitura da denuncia do mensalão, na semana passada, no STF, ação do partido que o compositor tanto  prestigia e, nele,  dorme distraído, sem perceber as manobras não só para subtrair como para tentar legalizar a subtração. Veja sobre um singelo evento no bojo da corrupção do mensalação.

O procurador Gurgel considera comprovado o desvio de 2,9 milhões de reais pela DNA Propaganda sobre o “bônus de volume” que teria de ser devolvido. No entanto em 2010, silenciosamente houve aprovação no Congresso  da Lei 12.232/10 com objetivo de legalizar o ilícito.

“Nunca na historia deste paiz” se fez uma lei para regularizar um desvio de recursos públicos. Me lembrem, por favor.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

COMISSÃO DA VERDADE


A UnB, também, que cria a Comissão da Verdade com objetivo de auxiliar, com informações, a Comissão da Verdade criada através do decreto 12.528 de 11.11.2011.  com objetivo segundo seu artigo primeiro: É criada, no âmbito da Casa Civil da Presidência da República, a Comissão Nacional da Verdade, com a finalidade de examinar e esclarecer as graves violações de direitos humanos praticadas no período fixado no art. 8o do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, a fim de efetivar o direito à memória e à verdade histórica e promover a reconciliação nacional.

Apesar do item 2º do art. 1º que qualifica os componentes e declarar impedidos pessoas que não tenham condições de atuar com imparcialidade no exercício das competências da Comissão; tudo caminha dentro da filosofia de Maniqueu (216-276 d.C.) que divide o mundo simplesmente entre Bom, ou Deus, e Mau ou o Diabo. No caso os guerrilheiros são Deus e os militares o Diabo.

Não tiro a importância da formação de uma Comissão para investigar trechos da nossa História, desde que haja a imparcialidade prevista na lei que o criou. Dessa forma as investigações devem ocorrer apurando fatos de ambos os lados e mostrar à sociedade ações no contexto mundial sobre o sombrio sistema econômico que ameaçava mergulhar o Planeta para um regime comunista que, quem teve a nefasta convivência não ficou com saudade no término.

O temor é a condução de forma maniqueísta e juntar fatos conhecidos para provocar através de uma mídia, que defende seus interesses, à insuflar uma população desatenta em busca de justificar ações de guerrilha e outras consequências.

Não há como acreditar que se trata de justiça quando assistimos autoridades que condenam  ditaduras por aqui, e apóiam ditaduras mais sangrentas como se fossem virtuosas, como acontece com Cuba, que mereceu deste governo empréstimos que nos faltam, para serem aventurados num país que pouco faz, em termo de reformas, para mudar a sua realidade financeira.

Em 2008, o presidente Lula cria uma abertura de linhas de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento   Econômico e Social (BNDES) para Cuba no valor de um bilhão de reais, para obras de infra-estrutura naquele país. Este ano Dilma anuncia um empréstimo de R$ 1,2 bilhão para investimento no porto de Mariel em Cuba, com a justificativa de ser estratégico para o Brasil, sem dar maiores detalhamentos. Enquanto isso a nossa infra-estrutura em frangalhos por falta de recursos ajuda a derrubar o nosso crescimento econômico, como acontece com o engarrafamento de navios em São Luis do Maranhão, por fata de pier.


clique para ampliar

Percebe-se que para a presidente o conceito de democracia tem variação ideológica. Dessa forma, governos de esquerda que não respeitam princípios democráticos como, por exemplo, alternância de poder como acontece na Venezuela, mas rotulado de governo progressista, são democráticos.

Deve-se levar em consideração que foram contabilizados em torno de 424 assassinatos naquela época, mas atualmente por desgoverno, incompetência, esse número de mortes acontece em 3,5 dias. Os crimes cometidos por menores   reincidentes deveriam, suas famílias, serem indenizadas pelo governo.